Instalações de armazenamento de energia aumentam 61% em 2024

Share

Da pv magazine Global

Os fabricantes de baterias e células enfrentaram um 2024 difícil até agora, com margens e receitas em queda devido às vendas mundiais de veículos elétricos (VEs) mais lentas do que o esperado, reduzindo os volumes.

No entanto, a BloombergNEF (BNEF) relata que o mercado de armazenamento estacionário aumentou 61% e os preços dos sistemas prontos para uso caíram 43% em relação a 2023, o que faz parte da condução dessa implantação. Em abril, o número estava em uma baixa recorde de US$ 115/kWh para sistemas de armazenamento de energia de duas horas.

Ao analisar a produção anual de baterias de íons de lítio dos fabricantes chineses e atribuir a eles uma aplicação, o armazenamento de energia estacionária ultrapassou os eletrônicos de consumo como a segunda maior aplicação para a produção de baterias. O mercado global de armazenamento estacionário de energia quase triplicou em 2023.

Mesmo combinados, ambos estavam muito atrás dos VEs. No entanto, a BNEF aponta que a proporção entre a demanda de baterias VEs e a demanda de baterias estacionárias caiu de 15 para 1 para 6 para 1 nos últimos quatro anos:

O crescimento no segmento é muito mais rápido do que o crescimento das baterias de VEs, a partir de uma base menor, e a demanda prevista mostra que o segmento continua a crescer rapidamente. Isso se deve em parte aos mandatos na China para co-localização com energia solar e eólica para armazenamento, além da Lei de Redução da Inflação dos EUA e medidas implementadas na Europa, Japão e América Latina, entre outros. Alemanha e Itália lideram o mercado residencial.

Em relação à química, a BNEF espera que a NMC detenha uma participação de mercado de apenas cerca de 1% até 2030, à medida que a química LFP mais barata e potencialmente mais segura ganha participação de mercado.

Para continuar lendo, visite nosso site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...