A demanda crescente por veículos elétricos no Brasil, com a expectativa de 150 mil emplacamento em 2024, precisa ser acompanhada pelas estações de recarga no país e, de acordo com a ABVE, o Brasil contava até julho com aproximadamente 8.800 pontos públicos ou semipúblicos de recarga para os eletrificados. Até dezembro de 2023, eram 4.300.
“Esperamos um crescimento de 50% dessas estações até o fim do ano. Sabemos que há muito investimento chegando em infraestrutura pública e com uma característica importante: as novas instalações devem ser, em sua maioria, de pontos de recarga de alta capacidade, ou também conhecidos como carregadores rápidos, aqueles que carregam o carro em até 40 minutos, aproximadamente”, analisa o presidente da ABVE.
A plataforma Tupi Mobilidade (antiga Tupinambá), que conecta motoristas aos pontos de recarga, já alcançou 5,5 GWh de energia transacionada em sua plataforma com mais de 235 mil sessões de recarga, cuja energia é oriunda de fontes renováveis, grande parte dela autenticada por certificados I-RE. O app permite consultar informações detalhadas dos pontos de recarga, como tipo de plugue e potência do carregador. É possível reservar vagas com até 15 minutos de antecedência e os usuários podem pagar diretamente no app.
O app tem mais de 67 mil usuários e quase 200 clientes que somam mais de 600 pontos de recarga conectados. “Na meta de crescimento para a safra 24/25 são mil pontos conectados até março de 2025”, diz o CEO da Tupi Mobilidade, Davi Bertoncello.
De acordo com o executivo, a Tupi fechou uma parceria com a BYD para oferecer ao mercado o aplicativo BYD Recharge, com acesso a mais de 500 pontos de recarga no país.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.