No primeiro semestre de 2024, as transações de fusão e aquisição no mercado solar brasileiro envolveram 2.672 MWp, de acordo com monitoramento da consultoria e empresa de inteligência de mercado Greener. Foram 2.386 MWp na geração centralizada e 286 na geração distribuída.
Só no segundo trimestre, as operações de fusões e aquisições no mercado de energia solar envolveram 1,26 GWp de potência de 42 usinas de geração centralizada, segundo o mapeamento. Na geração distribuída, foram 35 usinas, que somam 119 MWp.
“A compra e venda de ativos solares deve acelerar na segunda metade de 2024, com tendência de crescimento entre 2025 e 2026. Atualmente, o mercado conta com mais de 400 portfólios com usinas de mini GD que passarão por um processo de consolidação nos próximos anos, impulsionando o número de transações”, diz o diretor da Greener, Marcio Takata.
Na geração centralizada, as operações foram fortemente impulsionadas pela aquisição de participação acionária para atuação como autoprodutor equiparado, com pelo menos metade das 12 transações mapeadas servindo para essa finalidade.
Os dados e análises são parte do Boletim de M&A Mercado Solar 2º trim 2024 da Greener.
Número de transações de fusão e aquisição no setor solar
O número de fusões e aquisições no setor de energia solar no Brasil aumentou 40% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com igual período de 2023. Foram 28 transações ao longo do primeiro semestre deste ano, contra oito nos primeiros seis meses do ano passado. A maior parte, 12 transações, envolve usina de geração centralizada, seguida por aquisições ou fusões de empresas, com 11 transações, e usinas GD, que envolveram 5 transações.
O histórico por trimestre mostra uma aceleração das transações de fusões e aquisições com 16 ocorrendo só no segundo trimestre de 2023, contra 12 no primeiro. Foi o maior número mapeado em um trimestre no histórico de monitoramento da Greener. E a tendência é que esse aquecimento continue.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.