Enel Chile inicia operação comercial de seu maior projeto híbrido no país

Share

Da pv magazine LatAm

A Enel Chile iniciou a operação comercial de sua nova usina fotovoltaica, o PFV Las Salinas estágios 1, 2 e 3, com capacidade instalada líquida de 205 MW, que operará em conjunto com um de seus parques eólicos, o Sierra Gorda Este de 112 MW.

Localizado a aproximadamente 60 quilômetros da cidade de Calama, o projeto híbrido Las Salinas é composto por um total de 458.044 painéis do tipo bifacial. O parque eólico foi comissionado em 2017. A Enel Green Power obteve aprovação ambiental para o projeto solar Sierra Gorda de 404 MW em maio de 2021. Não conhecida como Las Salinas na época, era a maior usina fotovoltaica do Chile e planejava ser hibridizada com o parque eólico.

Dessa forma, ambas as unidades operarão em conjunto, “tornando-as o maior centro de geração renovável híbrida em escala industrial do país, capaz de gerar cerca de 910 GWh por ano, energia suficiente para abastecer mais de 415.000 lares chilenos”, segundo a Enel.

No final de 2023, a Enel Green Power Chile anunciou planos de investir US$ 2,3 bilhões no Chile até 2026. Desse total, 44% serão alocados para o desenvolvimento de projetos de energia renovável, como energia solar fotovoltaica e eólica, com outros 25% alocados para tecnologias de armazenamento.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...