OMC acusa China de baixa transparência em subsídios estatais, incluindo energia solar

Share

Da pv magazine Global

A OMC divulgou um relatório sobre as políticas comerciais da China, concluindo que o país carece de transparência em relação aos subsídios às suas indústrias, incluindo a fabricação de módulos solares. No “Trade Policy Review”, de 173 páginas, o Secretariado da OMC observou que muitos membros apelaram a uma revisão completa para aumentar a transparência no quadro de apoio estatal da China.

“Permaneceu um ceticismo considerável entre os Membros sobre o rigor e a qualidade geral das notificações de subsídios da China”, afirma o relatório. “Além da falta de transparência, muitos deputados acreditavam que os subsídios da China distorciam os mercados globais e promoviam o excesso de capacidade. Alguns membros instaram a China a juntar-se a outras grandes economias nas discussões sobre políticas industriais para ajudar a mitigar os seus possíveis impactos globais negativos.”

O relatório destaca o alumínio, os veículos eléctricos, os módulos solares, o vidro, a construção naval, os semicondutores e o aço como setores em que a China alegadamente não tem transparência na atribuição de subsídios públicos. A OMC afirmou que, nos últimos anos, o país comunicou os seus programas de subsídios para 2019-20 e 2021-22, mas afirmou que não foi capaz de obter uma imagem “geral clara” destes programas.

“Encorajo as autoridades chinesas a considerarem cuidadosamente as sugestões construtivas apresentadas pelos membros durante esta revisão”, disse um funcionário não especificado do Secretariado da OMC num comunicado. “Felicito a China por fornecer respostas escritas completas a todas as perguntas recebidas dentro do prazo prescrito, e as delegações esperam receber as respostas finais dentro de um mês.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...