A Administração de Informações de Energia dos EUA informou em seu relatório mensal do setor de energia elétrica que as taxas de adoção de baterias estão aumentando entre os clientes de energia solar na Califórnia.
Em outubro de 2023, cerca de 20% dos compradores de energia solar da Califórnia optaram por incluir um sistema de armazenamento de energia de bateria em sua instalação. Em abril de 2024, esse número subiu para mais de 50%.
A mudança para sistemas com bateria se deve em grande parte à transição para o Net Energy Metering 3.0, uma estrutura regulatória que diminuiu o valor pago aos clientes pelo envio da produção solar diretamente para a rede. Devido a uma incompatibilidade horária entre o pico da produção solar e o pico da demanda de eletricidade, os reguladores mudaram as taxas de compensação para enfatizar o armazenamento e despacho de eletricidade gerada por energia solar quando ela é mais necessária.
Uma taxa de fixação de bateria de 50% ou mais é uma mudança significativa para a indústria solar do estado. Os sistemas solares com baterias representam cerca de 9% de toda a capacidade de medição líquida residencial instalada na Califórnia. Mais de 40 mil novos sistemas foram adicionados entre outubro de 2023 e abril de 2024, representando 232 MW de nova capacidade de armazenamento de bateria no estado, informou a EIA.
Embora o NEM 3.0 tenha alcançado o efeito pretendido de incentivar mais instalações de baterias, a decisão de regulamentação foi impopular entre os defensores da energia solar. A mudança aumentou o preço geral da instalação de energia solar e, embora se obtenha o benefício adicional do backup de bateria durante as interrupções, o tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio em um investimento em energia solar na Califórnia aumentou. Isso levou a um declínio nas instalações, com o 1º trimestre de 2024 tendo a menor capacidade instalada comparada a um trimestre desde 2021, com pouco mais de 300 MW de energia solar instalada.
A Califórnia agora tem mais de 12 mil MW de capacidade solar instalada em sistemas residenciais de medição líquida menores que 1 MW. As instalações residenciais respondem por mais de 70% da capacidade líquida instalada de medição e cerca de um terço da capacidade solar total instalada no estado.
“Nossos dados mostram que, durante o terceiro trimestre de 2023, 83.376 novos sistemas fotovoltaicos residenciais de medição líquida foram instalados, em comparação com 70.152 sistemas conectados sob a antiga regra NEM 2.0 durante o mesmo período de 2022. No entanto, não podemos diferenciar os sistemas que solicitaram direitos adquiridos ao NEM 2.0”, apontou a EIA.
O primeiro trimestre de 2024 viu mais 46.631 sistemas instalados. Desde janeiro de 2022, uma média de 21 mil sistemas solares foram adicionados todos os meses.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.