Se planos forem concluídos, capacidade global de produção de módulos ultrapassará 1 TW em 2024

Share

A indústria fotovoltaica deve ultrapassar a marca de 1 TW de capacidade produtiva de módulos solares até o final do ano, de acordo com a Clean Energy Associates (CEA), caso os planos de expansão das fabricantes se concluam. A capacidade produtiva saltaria de 683 GW até o final de 2023 para 1.175 GW até o final de 2024.

Da capacidade total prevista até o final de 2024, a China concentraria 1.024 GW, com 78 GW de fábricas de módulos no Sudeste asiático, 48 GW nas Américas, especialmente nos EUA, e 26 GW em outras regiões da Ásia.

Até junho deste ano, a indústria somava 786 GW de capacidade anual e a maior parte da expansão está prevista para o segundo semestre. Entretanto, segundo a análise da CEA, a desaceleração da adição de nova capacidade no segundo trimestre – foram 33 GW entre abril e junho – pode indicar uma tendência de adiamento dos planos de expansão anunciados.

Gradativa substituição de células PERC pelo tipo N acelera

Além do aumento na capacidade produtiva total, a indústria também está avançando na substituição gradativa das linhas de produção de células PERC para tipo N, além de tecnologias como as de heterojunção e de contato traseiro.

Do final do terceiro trimestre de 2023 para o final do segundo trimestre de 2024, as linhas de produção de células PERC perderam 71 GW de capacidade, saindo de 330 GW para 259 GW, sendo que 50 GW foram retirados só no último trimestre. Na contramão, a capacidade produtiva de células tipo N aumentou 166 GW no mesmo período, de 282 GW para 448 GW.

Enquanto a capacidade produtiva aumenta, as eficiências das células também continua crescendo. As células de escala comercial do tipo N estão aumentando a eficiência em 0,1% por trimestre, com a eficiência máxima chegando a 24,7%. Já as células de heterojunção (HJT) estão chegando a 24,9% e as xBC, a 26,5%.

Os dados estão disponíveis no relatório PV Supplier Market Intelligence Report Q2-2024, da CEA.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...