O Fluxo de Hidrogênio: Alemanha concede € 4,6 bilhões de euros a 23 projetos de H2V

Share

Da pv magazine Global

O governo alemão disse que concedeu decisões de financiamento para 23 projetos de hidrogénio, após a aprovação da UE. Estes projetos fazem parte da terceira vaga Hy2Infra do programa IPCEI Hidrogénio (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum), que a Comissão Europeia aprovou em fevereiro de 2024. Os projetos financiados cobrem toda a cadeia de valor do hidrogénio, incluindo até 1,4 GW de produção do energético. capacidade alimentada por energia renovável, e transportando até 1.800 toneladas de hidrogênio por ano, usando transportadores de hidrogênio orgânico líquido (LOHC). O país também pretende apoiar soluções de armazenamento de até 370 GWh e 2.000 km de infraestrutura de hidrogênio. “Um foco particular aqui está na interação de projetos individuais”, disse o governo alemão. “Por exemplo, vários projetos formam clusters de infraestrutura de gasodutos, armazenamento e geração em estados federais com conexões a clientes industriais em setores de uso intensivo de energia, como as indústrias siderúrgica e química.”

A RWE disse que irá garantir até € 619 milhões para dois projetos de hidrogênio de grande escala na Alemanha. “Os fundos serão fornecidos para a construção de um eletrolisador de 300 MW para gerar hidrogénio verde em Lingen (Baixa Saxónia) como parte do projeto GET H2 Nukleus, bem como uma instalação de hidrogénio em Gronau-Epe (Renânia do Norte-Vestefália),” disse RWE. A empresa de energia alemã também é membro de um consórcio que desenvolve uma planta de eletrolisadores de 100 MW no porto de Rostock (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental) como parte do projeto HyTechHafen Rostock.

A Hamburger Energiewerke e o seu parceiro de projeto, Luxcara, garantirão financiamento para o projeto Hamburg Green Hydrogen Hub (HGHH). “Juntos, eles estão construindo um eletrolisador de 100 MW para hidrogênio verde no local da antiga usina a carvão de Moorburg”, disse o governo alemão em um comunicado de imprensa enviado por e-mail. O operador da rede municipal, Gasnetz Hamburg, está a receber financiamento para construir os primeiros 40 km da rede de distribuição de hidrogénio HH-WIN. O governo federal e a cidade de Hamburgo disponibilizam mais de 250 milhões de euros para os projetos.

A BP garantirá fundos do governo federal alemão e do governo estadual da Baixa Saxônia para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 100 MW próximo à sua refinaria de Lingen. “O projeto visa instalar um eletrolisador de 100 MW capaz de produzir em média 10-11kt de hidrogénio verde por ano”, afirmou a empresa de petróleo e gás. “Espera-se que a energia renovável necessária para o eletrolisador seja inicialmente fornecida por um contrato de compra de energia eólica offshore.” Separadamente, a BP Aberdeen Hydrogen Energy também disse que concordou com uma decisão final de investimento para o seu projecto Aberdeen Hydrogen Hub na Escócia e planeia iniciar a construção até ao final de 2024.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...