Compostos de fibra de carbono que armazenam energia abrem caminho para baterias sem peso

Share

Da ESS News

A Sinonus, uma empresa spin-out da Chalmers Technical University (CTU), na Suécia, desenvolveu um material único de fibra de carbono que pode armazenar energia elétrica, permitindo o armazenamento de energia em estruturas existentes para uma variedade de indústrias – desde veículos elétricos e aviões até pás de turbinas eólicas.

A empresa foi fundada em 2022, um ano depois que pesquisadores da CTU encontraram uma maneira de aplicar seus compósitos de fibra de carbono em aplicações do mundo real. Atualmente, a Sinonus afirma que está prestes a comercializar sua tecnologia.

“A Sinonus desenvolveu um incrível composto de fibra de carbono que funciona como bateria”, escreveu Markus Zetterström no LinkedIn ao aceitar o cargo de CEO da empresa há um mês. “Ao substituir parte do material estrutural em sistemas/aplicações pelo nosso compósito multiuso, é possível adicionar capacidade de armazenamento elétrico com peso e volume sustentados, ou diminuir o peso e volume do sistema com capacidade sustentada da bateria (e, claro, alguma combinação disso).”

A densidade de energia do material depende das propriedades estruturais e elétricas exigidas da aplicação.

“Pode-se dizer que quanto maiores são as necessidades/especificações estruturais, menor se torna a densidade energética (e vice-versa). Embora mantendo uma boa capacidade estrutural, a possível amplitude de densidade de energia é de cerca de 25-50% de uma bateria convencional de íons de lítio no nível tecnológico atual”, disse Zetterström à ESS News.

A Sinonus já demonstrou o potencial da tecnologia ao substituir baterias AAA por produtos de baixo consumo em seu laboratório. Seu objetivo é expandir a tecnologia para aplicações maiores, como dispositivos IoT e, eventualmente, drones, computadores, veículos maiores e até aviões.

Para continuar lendo, visite nosso site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasol planeja investir R$ 150 milhões em BESS as a Service para consumidores C&I em 2025
02 abril 2025 A exemplo do que já faz com geração solar distribuída, companhia passou a ofertar em 2025 o armazenamento para consumidores comerciais e industriais c...