O mundo terá de expandir a capacidade de energias renováveis a uma taxa mínima de 16,4% ao ano até 2030 para cumprir as metas prometidas na COP28, de acordo com novas estatísticas da Irena.
O último relatório da agência sublinha um risco importante: o mundo pode não conseguir atingir a sua meta de 11,2 TW até 2030. O relatório revela que a capacidade das energias renováveis cresceu um recorde de 14% em 2023. Se esta taxa de crescimento continuar, a Irena disse que o mundo poderá ficar aquém em 1,5 TW, ou 13,5%, da sua meta até 2030.
“A energia renovável tem superado cada vez mais os combustíveis fósseis, mas não é hora de ser complacente. As energias renováveis devem crescer em maior velocidade e escala”, afirmou o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera. “O relatório de hoje é um alerta para o mundo inteiro.”
O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, disse que atingir a meta exigirá mais colaboração entre governos, o setor privado, organizações multilaterais e a sociedade civil.
“Os governos precisam definir metas explícitas para as energias renováveis, considerar ações como a aceleração do licenciamento e a expansão das ligações à rede, e implementar políticas inteligentes que estimulem as indústrias a intensificar e a incentivar o setor privado a investir”, disse Al Jaber. “Acima de tudo, temos de mudar a narrativa de que o investimento climático é um fardo e passa a ser uma oportunidade sem precedentes para o desenvolvimento socioeconómico partilhado.”
Em junho, a Agência Internacional de Energia publicou um relatório sobre o compromisso da COP28 de triplicar a capacidade renovável, depois de descobrir que apenas 14 das 194 Contribuições Nacionais Determinadas de países de todo o mundo estabelecem explicitamente metas para 2030 para a capacidade renovável.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.