Longi, Aiko Solar, TCL Zhonghuan e Tongwei registram perdas no 1º semestre

Share

Da pv magazine Global

Várias empresas fotovoltaicas chinesas líderes divulgaram suas previsões financeiras esta semana para o primeiro semestre de 2024, indicando perdas generalizadas no setor.

A Longi anunciou um prejuízo líquido projetado para os acionistas de CNY 4,8 bilhões (US$ 660,2 milhões) a CNY 5,5 bilhões, em comparação com um lucro líquido de CNY 9,178 bilhões no mesmo período de 2023. A empresa atribuiu as perdas esperadas a quedas significativas de preços em toda a cadeia de suprimentos do setor, resultando em baixas contábeis de estoque de CNY 4,5 bilhões a CNY 4,8 bilhões.

A Tongwei disse que espera um prejuízo líquido de aproximadamente CNY 3 bilhões a CNY 3,3 bilhões no primeiro semestre do ano, comparado com um lucro líquido de CNY 13,27 bilhões no primeiro semestre de 2023. Apesar do crescimento substancial nas vendas de materiais de polissilício, a lucratividade da Tongwei caiu drasticamente devido à queda dos preços.

A TCL Zhonghuan previu um prejuízo líquido de cerca de CNY 2,9 bilhões a 3,2 bilhões para o primeiro semestre de 2024, em comparação com um lucro líquido de CNY 4,54 bilhões no mesmo período do ano passado. A fabricante de wafers citou quedas rápidas de preços nos segmentos de material de polissilício, wafers e células, empurrando os preços de venda abaixo dos níveis de custo no segundo trimestre e resultando em perdas generalizadas.

A Aiko Solar informou que espera um prejuízo líquido de CNY 1,4 bilhão a 2 bilhões para o primeiro semestre de 2024. O especialista em tecnologia de contato traseiro relatou que os custos de fabricação mais altos e o aumento das despesas de marketing reduziram a lucratividade, agravados por provisões significativas para baixas contábeis de estoque.

Em meados desta semana, 21 empresas fotovoltaicas listadas na China divulgaram sua orientação de relatório provisório para 2024. Além das empresas mencionadas, a maioria das 16 empresas restantes – incluindo Shuangliang, JYT, Eging PV e HY Solar – espera registrar prejuízos.

No início desta semana, a JA Solar informou que espera um prejuízo líquido entre CNY 800 milhões e CNY 1,2 bilhão para o primeiro semestre de 2024, de um lucro líquido de CNY 4,8 bilhões nos primeiros seis meses do ano passado. A empresa atribuiu a perda antecipada ao aumento da concorrência no mercado solar, resultando em quedas contínuas de preços, diminuição do lucro bruto das operações principais e provisões significativas para depreciação de estoque. Relatórios trimestrais anteriores mostraram um declínio de receita de 22% ano a ano, para CNY 15,971 bilhões, com um prejuízo líquido trimestral de CNY 483 milhões.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...