Usinas solares La Loma e Fundación entram em operação na Colômbia com 240 MWac combinados

Share

Da pv magazine Global

A Enel Colômbia, por meio de sua linha de negócios Enel Green Power, anunciou o início da operação de suas usinas de 150 MWac La Loma e 90 MWac Fundación, localizadas nos departamentos de César e Magdalena, respectivamente, após a conclusão dos testes técnicos e regulatórios exigidos.

La Loma, que foi inaugurada em fevereiro passado, está localizada no município de El Paso e consiste em 400 mil painéis distribuídos em 387 hectares. Sua capacidade de geração estimada é de cerca de 420 GWh anuais, “capaz de suprir as necessidades de cerca de 600 mil pessoas”, disse a empresa em comunicado.

O empreendimento gerou mais de 1.720 empregos durante o período de obras, sendo 77% destinados a moradores da região, acrescentou a Enel.

O parque solar da Fundación, por sua vez, está localizado no município de Pivijay, e é composto por mais de 244 mil painéis bifaciais de 540 Wp cada, instalados em um terreno de 237 hectares, divididos em 18 subcampos, com uma capacidade de geração de cerca de 267 GWh por ano. A usina será inaugurada oficialmente nas próximas semanas.

O projeto, que começou a ser construído em agosto do ano passado, está listado como um dos 11 projetos arrematados no terceiro leilão de contratos de longo prazo promovido pelo Ministério de Minas e Energia em outubro de 2021. O investimento no projeto é estimado em cerca de US$ 109 milhões.

Popular content

Colibri firma acordo com Tongwei para distribuição exclusiva de painéis solares
20 junho 2024 O acordo abrande a distribuição nas regiões Norte e Nordeste, além de Minas Gerais, para instalações em GC e GD. O acordo também possibilitará que o g...

A Enel disse que ambos os parques, mais El Paso, que atingiu uma capacidade instalada total de 99,5 MWdc em abril passado, “são três dos seis projetos solares de despacho central no país que já anunciaram sua operação comercial”.

O número total de parques já energizados este ano, incluindo também Guayepo I e II, “representa mais de 34% da energia solar produzida em todo o sistema interligado da Colômbia”, acrescentou a empresa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.