Absolar assume vice-presidência do Fórum das Associações do Setor Elétrico

Share

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) acaba de ser eleita, por unanimidade, para a vice-presidência do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), principal grupo do setor elétrico brasileiro, que reúne 33 das mais representativas entidades do setor.

O presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, assume como vice-presidente do Fase, para mandato de um ano (2024/2025), com a missão de contribuir para posicionar o Setor Elétrico Brasileiro (SEB) na vanguarda frente às oportunidades trazidas pela transição energética global, bem como de apoiar o desenvolvimento do mercado nacional.

Com eleição realizada hoje, dia 26 de junho, a presidência do Fase permanece com Mário Menel, presidente da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), reeleito para o cargo. Na vice-presidência, além de Rodrigo Sauaia, o grupo reelegeu para a mesma função Rodrigo Ferreira, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

“O SEB é fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil, dado que a energia elétrica é um insumo cada vez mais essencial da vida moderna, dos setores produtivos e dos governos. Trata-se de um setor robusto e estratégico da economia nacional, técnico e complexo em suas diretrizes, funcionamento e atuação. Desse modo, nossa missão na vice-presidência do FASE será de contribuir para a busca de consenso entre os integrantes do Fórum, com o objetivo principal de fortalecer o papel protagonista que o SEB possui para o crescimento e a competitividade do Brasil”, destaca Sauaia.

O executivo aponta que o fortalecimento da transição energética brasileira representa uma grande oportunidade, especialmente para gerar mais demanda no setor elétrico, para todas as fontes e tecnologias. “Esse movimento também demandará, por exemplo, o fortalecimento da transmissão de energia elétrica no Brasil, o estabelecimento de condições favoráveis para a incorporação de novas tecnologias no setor e a modernização dos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica”, aponta.

No mandato no Fase, a Absolar também reforçará a necessidade de valorização dos atributos técnicos de cada uma das tecnologias, para que possam somar e agregar ao setor e à modicidade tarifária, em prol dos consumidores e da competitividade do Brasil.

“A Absolar foi fundada em novembro de 2013 e participa do Fase desde 2014, quase desde a criação do Fórum, em 2013. Portanto, atuamos há 10 anos neste ambiente que valorizamos e reconhecemos como estratégico para nosso setor. Em nosso trabalho, buscaremos avançar as pautas e demandas essenciais do SEB, em sintonia com as necessidades da sociedade brasileira”, conclui Sauaia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estruturas de fibra de vidro para instalações agrovoltaicas e barcos solares para sistemas isolados
27 novembro 2024 Apollo Flutuantes desenvolve novas tecnologias para destravar aplicações fotovoltaicas. As estruturas de fibra de vidro, por exemplo, seriam mais resi...