A Lemon Energia deu mais um passo importante no seu processo de expansão ao fechar uma parceria com a IVI Energia, empresa do portfólio da Brookfield no Brasil. O acordo inicial, fechado este ano, previa a gestão de cinco usinas solares, mas já foi ampliado e, agora, envolve 11 usinas solares. Nos próximos meses, a expectativa é que a parceria continue crescendo para abarcar mais usinas, dobrando também a energia total gerada.
A estimativa é que, com as 11 usinas, localizadas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, a base de clientes da Lemon cresça em mais de 2,5 mil pequenas e microempresas nesses estados. Os empreendimentos somam 13 MW.
“A parceria com a IVI reforça a confiança que grandes players têm demonstrado na Lemon, uma empresa que entrega resultados superiores aos seus parceiros de geração usando tecnologia e produto. Nós começamos o acordo recentemente com 9 MWac de energia, já estamos ampliando para 13 MWac e há expectativa de mais que dobrar ao longo dos próximos meses. Somos um dos primeiros a conectar usinas deles”, afirma Rafael Vignoli, CEO e cofundador da Lemon.
“O objetivo principal da IVI é investir em um portfólio robusto de energia limpa e expandi-lo continuamente. Contar com um parceiro especializado como a Lemon, que possui vasta expertise na gestão de usinas, é essencial para que possamos focar na excelência operacional e garantir a alta qualidade dos nossos ativos.”, afirma Ben Sauer, Gerente de Operações da IVI Energia. Além disso, há expectativas de estender o acordo para usinas em Goiás e outros estados.
A Lemon fará toda a conexão entre as usinas e os clientes, ficando responsável pela estrutura da operação, gestão de créditos, gestão financeira, relação com os clientes, entre outros.
Ao contratar a tecnologia desenvolvida pela Lemon, os clientes, principalmente micro e pequenas empresas, podem ter uma redução de 10% a 20% nos gastos com energia elétrica ao gerarem a própria energia, sem precisar instalar placas solares ou fazer obras.
A IVI Energia conta com mais de 50 usinas solares no Brasil. Em dezembro de 2023, a Brookfield anunciou investimentos de R$ 1,2 bilhão na construção de usinas solares de menor porte nos próximos 12 meses no Brasil e fez a aquisição de 90% das ações da IVI Energia, com a companhia se tornando o braço da gestora no segmento de geração distribuída.
Por isso, há previsão de superar as 50 usinas e construir um parque solar gerador com 300 MWp, o equivalente a 200 e 250 MWac.
Recentemente, a IVI Energia assinou contrato para aquisição de ativos de energia solar da Trinity Energia Renováveis. O negócio pode compreender 41 usinas solares de pequeno porte em sete estados que totalizam mais de 110 MWp e que devem entrar em operação até o início de 2025.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.