O Global Polysilicon Marker (GPM), referência da OPIS para polissilício fora da China, foi avaliado em US$ 22,567/kg nesta semana, inalterado em relação à semana anterior devido às indicações de compra e venda ouvidas. O preço se manteve estável por quatro semanas consecutivas.
De acordo com uma fonte conhecedora do mercado de polissilício fora da China, o status comercial do polissilício global nos mercados à vista está praticamente estagnado, com os compradores aguardando a decisão preliminar das investigações antidumping e de direitos compensatórios dos EUA esperadas para julho.
Um grande comprador global de polissilício relatou ter recebido preços spot de certos vendedores mais baixos do que os preços de contrato de longo prazo para as mesmas especificações. No entanto, devido à incerteza na política comercial dos EUA, eles se abstiveram de fazer um pedido.
Essa informação foi corroborada por um fornecedor global de polissilício, que expressou preocupação: “Estamos preocupados com o acúmulo de estoque”.
No entanto, ainda há vozes otimistas no mercado, com fontes relatando experiências de vendas positivas contínuas. Uma das fontes explicou que a cadeia de suprimentos solar apresenta três relações distintas de oferta e demanda: entre polissilício e wafers, wafers e células, e células e módulos.
“Argumenta-se que aplicar o pessimismo atual do mercado de módulos ao mercado global de polissilício é injustificado”, acrescentou a fonte. “Apenas a relação entre polissilício e wafers influencia diretamente o preço do polissilício global, que provou ser estável sem flutuações notáveis”.
O China Mono Grade, avaliação da OPIS para os preços do polissilício no país, permaneceu estável em CNY33 (US$ 4,54)/kg nesta semana, marcando a quarta semana consecutiva de estabilidade.
Os participantes no mercado geralmente acreditam que os preços atuais do polissilício não precisam de mais redução, pois isso não estimularia significativamente as vendas. As empresas de wafer são limitadas por suas taxas operacionais e fluxo de caixa, limitando sua capacidade de acelerar a aquisição de polissilício. “Estamos atualmente enfrentando uma perda de aproximadamente 0,20 yuan para cada pedaço de wafer produzido”, revelou um grande produtor de wafers.
Várias fontes confirmaram que, enquanto quase todos os fabricantes chineses de polissilício estão passando por manutenção de equipamentos, cortes de produção ou paralisações, um grande fabricante está operando em plena capacidade com uma taxa operacional de 100%.
Como resultado, esta empresa está incorrendo em uma perda mensal de CNY600-700 milhões no segmento de fabricação de polissilício, comentou uma fonte, observando que, devido à grande capacidade de produção da fábrica, operar em plena capacidade manterá os níveis gerais de estoque de polissilício altos, lançando incerteza sobre as perspectivas para os preços do polissilício.
Fontes indicam que, além de operar em plena capacidade, a nova capacidade de produção da empresa também está aumentando conforme programado. Essa estratégia ressalta o fluxo de caixa robusto da empresa e sua intenção de alavancar a capacidade em escala e as vantagens de custo para espremer o espaço de sobrevivência de empresas menores na guerra de preços em curso.
De acordo com um observador do setor, a situação atual de venda de polissilício com uma perda de caixa significativa é insustentável. Até ao final do ano, espera-se que os preços se estabilizem ligeiramente acima do custo médio de caixa no mercado, observou a fonte, que antecipa ainda que, nessa altura, algum excesso de capacidade de produção, particularmente instalações de alto custo ou desatualizadas, provavelmente será eliminado de forma eficaz.
A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, querosene de aviação, GLP/LGN, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.