A Voltalia, uma das maiores produtoras de energia limpa do Brasil, anuncia parceria inovadora com a consultoria EQAO e a ACX, plataforma global de negociação de créditos de carbono, que recentemente firmou uma parceria estratégica com a B3, a Bolsa do Brasil. A Voltalia transacionou mais de 700 mil créditos de carbono pela primeira vez através da plataforma da ACX e registrou todo esse volume na plataforma de registro da B3. Já a parceria com a consultoria EQAO possibilitou a certificação dos créditos de carbono gerados por seus projetos eólicos. Esta colaboração abre novas portas para investidores interessados em fazer a diferença no mercado de carbono.
Os créditos de carbono representam a redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente emitido na atmosfera. Eles desempenham um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas, permitindo que empresas e indivíduos compensem suas emissões ao apoiar projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.
Motivos para investir no mercado de créditos de carbono
Investir em créditos de carbono não apenas apoia a transição para uma economia de baixo carbono, mas também oferece oportunidades lucrativas. Com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, o mercado de créditos de carbono está em ascensão.
Ao investir em créditos de carbono associados aos projetos da Voltalia, os investidores contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o desenvolvimento de comunidades locais através de projetos sociais. Além disso, impulsionam a adoção de energias renováveis e podem obter benefícios financeiros atraentes à medida que o mercado de créditos de carbono continua a se expandir.
A Voltalia foi pioneira ao estruturar a venda de seus créditos de carbono através da ACX e da B3. “A parceria entre ACX e B3 é inovadora, une o mercado global de créditos de carbono ao mercado financeiro brasileiro. Por meio dela, a Voltalia abriu novas fronteiras e aumentou a robustez da transação”, comenta Melissa Sawaya Hirschheimer, gerente comercial da EQAO.
“A ACX Brasil se dedica a trazer liquidez às compensações de carbono geradas dentro de nossas fronteiras. Nossa plataforma robusta, em parceria com a B3, permitirá que os vendedores tenham acesso aos mercados globais, facilitando negociações eficientes e transparentes. Esta transação estratégica com a Voltalia e a B3 ressalta nosso compromisso em fortalecer o mercado de carbono no Brasil e conectá-lo à nossa extensa rede internacional. Ao alavancar nossa presença global e nossa tecnologia inovadora, estamos abrindo caminho para mais investimentos em projetos sustentáveis e promovendo avanços significativos em iniciativas de compensação de emissões de gases de efeito estufa”, conclui Carlos de Mathias Martins Jr., Diretor da ACX Brasil.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.