A MTR Solar anunciou um contrato com a Risen Energy para a aquisição de 1 GW, ou cerca de 1,4 milhão de módulos solares, com tecnologia de heterojunção (HJT), para os próximos 12 meses. Os módulos Hyper-ion têm potência superior a 700Wp, com células de 210mm tipo N, serão destinados a atender usinas de geração distribuída de 1 a 5 megawatts (MW) de capacidade instalada. Os módulos serão transportados direto da China para o Brasil em dois mil containers.
Os módulos são fabricados em estrutura de liga de aço, que oferece uma resistência mecânica 31% maior em relação às estruturas de alumínio. O material também traz uma sustentabilidade implícita, já que o aço tem uma maior pegada de carbono, reduzindo a emissão de carbono em 6,2 vezes e o consumo de energia em três vezes em sua produção.
A MTR já é uma das principais distribuidoras da Risen Energy na América Latina e, com o novo contrato, espera um crescimento de 30% na comercialização de equipamentos até o final do ano. No mercado solar, a empresa já conta com 1,8 GWp instalados, mais de 480 usinas atendidas com mais de 2,2 milhões de módulos instalados.
O CEO do Grupo MTR, Thiago Rios, destaca que a companhia esperava um crescimento de 30% na comercialização de equipamentos para 2024 e alcançou, para o período de janeiro a maio, um crescimento de 33% na comparação com igual período de 2023.
“Atuamos de forma “one-stop-shop” com soluções completas para os clientes e com todos os equipamentos, estruturas e logística de entrega para cada usina solar em um único lugar. No caso dos módulos solares da Risen, fazemos a importação e levamos os equipamentos para o nosso armazém para serem entregues de acordo com a programação do cliente, dependendo do andamento do projeto de usina solar ele poderá ocorrer em várias etapas”, diz Rios.
O sistema de transporte e entrega dos módulos são realizados pela CT Botelho, empresa de logística do grupo MTR. “Temos soluções customizadas para cada cliente que pode acompanhar todo o processo que terá uma redução significativa no custo comparado com a concorrência por possuímos o know-how e a experiencia de sabermos que o cliente não precisa se preocupar em buscar diferentes empresas de importação, compras e transporte, aqui na MTR todas as etapas ocorrem em um único lugar”, adiciona Rios.
“Este contrato não apenas reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, mas também impulsiona nossa expansão na América Latina, abrindo novas oportunidades de mercado e consolidando parcerias de longo prazo para a Risen Energy e a MTR. Essa confiança depositada por nosso cliente estratégico demonstra a excelência de nossos produtos e serviços, e nos motiva a continuar investindo em soluções que atendam às crescentes demandas por um produto de qualidade e alta eficiência na geração e fornecimento de energia limpa. Este é um passo crucial na nossa jornada de crescimento e nos consolida ainda mais como líderes globais no fornecimento da tecnologia HJT no mundo”, disse o country manager da Risen Energy Brasil, Ricardo Marchezini.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.