A Comerc Energia inaugurou, nessa sexta-feira (14) o complexo fotovoltaico de São João do Paracatu, no município de Paracatu, localizado a noroeste do estado de Minas Gerais. Com investimentos de aproximadamente R$ 950 milhões, o parque solar tem capacidade instalada de 267 MWp. Em operação comercial desde dezembro de 2023, o empreendimento tem entre seus clientes a Granha Ligas – uma das maiores empresas de mineração do país, a unidade industrial de magnésio primário do Grupo RIMA – único produtor nas Américas e no Hemisfério Sul, e a Valgroup – referência na produção, transformação e reciclagem de plástico.
A usina tem cerca de 500 mil módulos fotovoltaicos, distribuídos em uma área de 509 hectares, equivalente a aproximadamente 471 campos de futebol. Em seus primeiros cinco meses de operação, o complexo já gerou mais de 275 GWh, quantidade correspondente à energia consumida por cidades com mais de 480 mil habitantes, como Niterói (RJ). Em um ano, é esperado que São João do Paracatu evite a emissão de aproximadamente 162 mil toneladas de CO2 na atmosfera, e que o projeto seja capaz de gerar aproximadamente 145 mil créditos de carbono ao ano.
Durante o evento, ocorrido dentro da usina São João do Paracatu, o Assessor Especial da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas Energia, Leandro Albuquerque, ressaltou a importância de empreendimentos que apoiem a transição energética brasileira. “Gostaria de destacar o crescimento da energia solar no Brasil, que cinco anos atrás representava apenas 0,9% da energia gerada no país e agora corresponde a 7%. Desse total, 33% são gerados em Minas Gerais, o que mostra a relevância do estado nesse sentido. Estamos comprometidos com a transição energética e, por isso, prevemos investimentos na casa dos R$ 12,5 bilhões, apenas em Minas Gerais, para impulsionar o crescimento de renováveis no Brasil”, afirmou Albuquerque.
“É uma satisfação inaugurar mais um empreendimento em Minas Gerais, um estado que está na vanguarda da energia solar e que vem desempenhando um papel importantíssimo na transição energética do Brasil. A Comerc Energia se tornou um dos maiores geradores de energia renovável do país, muito em função de tantos ativos importantes nesse estado”, comentou o CEO da Comerc Energia, Andre Dorf. “Graças ao portfólio de mais de 2 GW de capacidade instalada, podemos apoiar a jornada de descarbonização de algumas das maiores empresas do Brasil e sinaliza que estamos desempenhando bem nosso papel de ser um dos principais agentes de descarbonização do país”, conclui.
O prefeito da cidade de Paracatu, Igor Santos, falou sobre os benefícios de ter mais uma usina solar de grande porte na cidade e afirmou que a prefeitura está à disposição para novos projetos de energia solar na região. “Ficamos muito felizes com a inauguração desse grande empreendimento em nossa cidade, que movimenta a economia e gera oportunidades para essa força de desenvolvimento que nós temos. Pedimos que as companhias de geração solar contem com o nosso apoio, pois estamos alinhados com o Governador Zema e com o Ministério de Minas e Energia para proporcionar condições de construirmos uma história de sucesso com energias renováveis em nossa cidade”, avaliou.
Expertise e excelência adquiridas em renováveis
Nas próximas semanas, com a entrada em operação comercial da UFV Várzea, com 118 MWp de capacidade instalada em Várzea da Palma (MG), a última usina solar de Geração Centralizada de seu business plan de 2021, a Comerc Energia atingirá a marca de 2,1 GW de capacidade instalada, somando seus ativos de Geração Solar Centralizada e Distribuída e Eólica.
Junto à agilidade de implantação, a Comerc Energia se destaca pela eficiência em seus empreendimentos. Em 2023, a companhia teve suas usinas solares na lista das 20 mais eficientes do Brasil em nove dos 12 meses de 2023, segundo o ePowerBay. Já em abril deste ano, ocupou as oito primeiras posições do mesmo ranking, de um total de 471 parques solares avaliados.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.