A Zenith Energy, especialista em energia remota, concluiu uma implantação de 16,9 MW da tecnologia de matriz solar pré-montada Maverick, do fabricante australiano 5B, em um depósito de rochas residuais na operação de mineração de ouro Jundee da Northern Star Resources na Austrália Ocidental.
O projeto solar, que compreende 342 das unidades modulares plug-and-play da Maverick, faz parte do maior projeto de energia renovável híbrida da mina Jundee, de 46,6 MW, que deve fornecer cerca de 56% das necessidades de energia do local da mina.
A usina, que também inclui 24 MW de geração eólica e um sistema de armazenamento de energia em bateria de 12 MW/13,4 MWh, está sendo entregue como parte de um contrato de compra de energia renovável (PPA) de 15 anos com a Zenith.
A 5B, com sede em Sydney, disse que o comissionamento da instalação solar começou, o que permitirá em breve a integração da nova estação de geração de energia limpa com a usina a gás existente.
O projeto Jundee é o mais recente de uma série de projetos de energia renovável híbrida fora da rede que estão sendo implementados em operações de mineração na Austrália Ocidental.
A Northern Star também se voltou para as energias renováveis em suas minas locais de Carosue Dam e de pórfiro, enquanto a Liontown Resources no início deste mês ligou uma usina de 95 MW em seu projeto Vale de Kathleen, também na região de campos de ouro da Austrália Ocidental. As operações de mineração Tropicana da AngloGold Ashanti, e o projeto homônimo da Bellevue também assinaram PPAs para sistemas de energia renovável híbrida fora da rede.
Uma característica regular entre esses projetos é o sistema Maverick da 5B, uma matriz solar montada no solo de até 90 painéis fotovoltaicos montados em estruturas especialmente projetadas que podem ser desdobradas e instaladas com o mínimo de trabalho humano. Os módulos são orientados em forma de concertina a uma inclinação de 10 graus e são configurados eletricamente para instalação rápida.
Gerard Major, gerente de grupo de projetos de capital da Northern Star, disse que o sistema era ideal para o projeto Jundee, com a tecnologia permitindo que terras ociosas fossem reaproveitadas para geração produtiva de energia solar.
“A tecnologia de baixa penetração no solo das unidades 5B, a pequena pegada e o design de alta densidade de energia nos permitiram fazer uso de nosso depósito de rochas residuais existente, o que abre um recurso terrestre tradicionalmente subutilizado para instalarmos usinas de energia renovável limpa”, disse ele.
A engenharia por trás do Maverick também garantiu ao 5B seu maior projeto até agora, com a empresa recebendo um contrato de 69 MW por uma subsidiária da gigante de energia AES Corporation, com sede nos Estados Unidos.
O projeto, que também inclui um sistema de armazenamento de energia em bateria de 100 MW/400 MWh, está sendo desenvolvido em uma região propensa a furacões em Porto Rico.
O CEO da 5B, David Griffin, disse que as matrizes Maverick, que são montadas em vigas mistas de aço e concreto, são projetadas para resistir a ventos extremos.
“Este acordo demonstra claramente a capacidade da equipe 5B e de nossa tecnologia de painéis solares pré-fabricados 5B Maverick para atender aos requisitos de escala, desempenho e custo de nossos clientes em escala de serviços públicos”, disse ele.
Griffin disse que o projeto de Porto Rico faz parte de um pipeline de vendas crescente que aumentou devido à queda dos preços dos módulos, que caíram drasticamente desde janeiro.
“A força do nosso gasoduto continua a aumentar, particularmente à medida que os preços dos módulos caem”, disse ele. “Estamos vendo mais casos em que a 5B Maverick está superando o rastreador de acesso único em uma base nivelada de custo de energia, onde a mão de obra e a terra são limitadas, e o custo de trazer pessoas, equipamentos, materiais e infraestrutura para o local para projetos é um desafio”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.