Demanda crescente de data centers no Brasil

Share

O Ministério de Minas e Energia e Empresa de Pesquisa Energética (EPE) identificaram 14 projetos de Data Centers nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará que representarão um crescimento de carga de 2,5 GW até 2037.

Usados para armazenar, processar e distribuir dados, os data centers têm crescido consideravelmente pelo Brasil, principalmente com o avanço da inteligência artificial. E para conseguir gerir uma grande quantidade de informações, essas instalações consomem valores muito elevados de energia elétrica, principalmente para refrigeração dos equipamentos, requerendo robustas conexões ao sistema de transmissão do país. A tendência é que esse consumo aumente ainda mais com o surgimento de outros projetos e tecnologias, como a mineração de moedas digitais.

“Esses empreendimentos exigem disponibilidade de energia em 100% do tempo, redundância nos circuitos de conexão à Rede Básica e a presença de geradores de emergência dentro das instalações, devido à importância e do alto valor dos dados que essas instalações movimentam”,  diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais do MME, Guilherme Zanetti.

Estão atualmente em análise no ministério processos relacionados ao acesso de 12 projetos de Data Centers à rede de transmissão de energia elétrica do Brasil. Sete deles já estão com portarias emitidas e cinco seguem em elaboração ou análise do Estudo de Mínimo Custo Global (EMCG), que avalia o ponto ótimo de conexão na rede, a partir de critérios técnicos e econômicos.

“O mundo tem aumentado de forma acelerada o volume de dados processados e isso pressiona a demanda por energia. O Brasil, com seu grande potencial de energia limpa e renovável, tem atraído o interesse na implantação de data centers. Esse crescimento está aparecendo de forma nítida no nosso planejamento da transmissão”, disse o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Unicamp inaugura a maior microrrede do Brasil, com 565 kWp de solar e 1 MW de BESS
21 novembro 2024 O projeto CampusGrid cobre uma área de 144 mil m² e teve investimento de R$ 45,3 milhões como parte do programa de P&D da Aneel, em parceria com a...