A GreenYellow, multinacional francesa de transição energética, estabeleceu uma parceria estratégica com a Enerzee, integradora de energia solar, com o objetivo de aumentar sua presença no mercado de telhados solares voltados aos setores comerciais e industriais (C&I), através de contratos de locação de equipamentos.
Essa estratégia reflete a mudança na regulação da geração distribuída no Brasil, que alterou as condições do modelo de autoconsumo remoto, no qual GreenYellow enquadrou mais de 200 MWp projetos conectados ou em construção. Em busca de novas modalidades de energia solar descentralizada, a companhia avalia que a geração em telhados para os setores de C&I tem grande potencial, podendo ser aplicada no modelo grid-zero, ou seja, sem injeção na rede, o que atende tanto clientes no mercado livre quanto no mercado cativo. A empresa visa fechar 30 MWp em telhados até o final de 2024. Ao todo, incluindo outras modalidades, a GreenYellow tem o objetivo de chegar a 270 MWp de capacidade acumulada em geração distribuída entregue no país até 2025.
Segundo o acordo firmado entre com a Enerzee, o papel da GreenYellow se estende desde o investimento total para a viabilização dos projetos até a gestão da operação e manutenção das usinas. Já a Enerzee, por sua vez, fica responsável pela instalação e fornecimento de equipamentos, como o kit fotovoltaico da WEG. Ambas as empresas vão colaborar na prospecção conjunta de potenciais clientes.
A Enerzee foi escolhida pela empresa francesa devido à sua capilaridade nacional, contando com mais de 1.500 consultores independentes ativos, e seu histórico de mais de 100 MW de capacidade instalada. Além disso, a empresa é reconhecida como uma integradora cinco estrelas da WEG.
“Por meio dessa parceria serão gerados contratos de locação de longo prazo, um fato característico entre os acordos que firmamos no Brasil. Com essas funções bem definidas de cada parceiro, destacamos nosso posicionamento como player de infraestrutura de geração descentralizada”, diz o presidente da GreenYellow no Brasil, Marcelo Xavier.
“A estratégia da Enerzee envolve oferecer soluções completas e personalizadas para cada cliente, conhecidas como soluções “turn-key”. Estas soluções visam tornar a energia solar mais acessível, eliminando a necessidade de investimento inicial por parte dos clientes”, diz o CSO da Enerzee, Etiara Sperafico, focada especialmente no segmento de clientes Grupo A (alta tensão) e mercado livre de energia.
Ambas as empresas compartilham uma visão de futuro alinhada com a aceleração da adoção de energias renováveis e estão comprometidas em oferecer soluções acessíveis para os clientes.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.