Statkraft investirá R$ 926 milhões para hibridizar usinas eólicas com energia solar e baterias na Bahia 

Share

A Statkraft investirá R$ 926 milhões para a implantação do complexo Sol de Brotas, no interior da Bahia, nos municípios Brotas de Macaúbas, Uibaí e Ibipeba. O projeto vai transformar os dois empreendimentos eólicos já existentes na região, Ventos de Santa Eugênia e Morro do Cruzeiro, em complexos híbridos, com a inclusão da geração solar. Juntos, eles terão capacidade de 275 MW.

Totalmente desenvolvido internamente, o projeto traz como inovação o uso de baterias, com tecnologia BESS, que utiliza o mesmo ponto de conexão da eólica e solar. A previsão é que a construção do projeto híbrido em Morro do Cruzeiro comece no final de maio, com a mobilização do canteiro de obra. A obra começará efetivamente em junho, com previsão de conclusão para agosto de 2025. Já em Ventos de Santa Eugênia, as obras devem começar em julho, com previsão de término para novembro de 2025.  Na fase da construção, a empresa prevê gerar 1,5 mil empregos.

O investimento faz parte do compromisso da Statkraft com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Para Guilherme Melo, Diretor de Construção da Statkraft, os projetos híbridos reforçam a importância do Estado para a empresa, que trabalha para deixar um legado social na região. “O Sol de Brotas vai levar também investimento social para os municípios Brotas de Macaúbas, Uibaí e Ibipeba, buscando valorizar as comunidades locais e promovendo geração de emprego, aumento de renda e outros programas sociais focados no desenvolvimento profissional e socioeconômico dos moradores da região”, destaca Melo.

Empreendimentos existentes na região 

Localizado em Uibaí e Ibipeba, na Bahia, o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, considerado o maior empreendimento eólico do grupo fora da Europa, conta com uma área abrangente de 489,18 hectares, onde estão localizados os 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada. A produção de energia renovável deve atingir 2.300 GWh por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

Ainda na Bahia, a empresa está finalizando o complexo eólico greenfield Morro do Cruzeiro. O complexo será composto por dois projetos eólicos, com 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o complexo vai prever gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.

Sol do Amanhã 

Em abril, a Statkraft deu início ao Programa Sol do Amanhã, focado na inclusão profissional e socioeconômica do trabalhador local. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades sociais e igualdade de gênero, o Programa também está inserido nos compromissos da Statkraft com o Pacto Global Organização das Nações Unidas (ONU) e do Movimento ODS SC.

A primeira ação realizada foi um curso de capacitação profissional gratuita titulado “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos”, realizado com a certificação técnica feita pelo SENAI, o qual traz conhecimentos aos participantes sobre essa nova tecnologia e os torna capazes de trabalhar sob supervisão em atividades de instalação de componentes elétricos, auxiliando na montagem de sistemas de energia solar fotovoltaicos.

Neste primeiro momento, duas turmas foram realizadas. Uma delas em Brotas de Macaúbas, com 20 alunos, sendo 70% mulheres. O outro grupo foi realizado para o município de Uibaí, e atendeu também a comunidade de Ibipeba.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...