A Scatec ASA assinou um contrato de compra de energia (PPA) de 10 anos com a Statkraft Energia do Brasil Ltda no Brasil, para uma usina solar de 142 MW em Minas Gerais.
O PPA, denominado em reais, cobre cerca de 75% da energia produzida esperada do complexo, enquanto o restante deverá ser vendido sob contratos de curto, médio e longo prazo (PPAs). O retorno estimado do capital próprio do projeto excede a taxa mínima da Scatec, de 1,2x o custo do capital próprio do projeto.
As despesas de capital totais estimadas (capex) para a central solar são de US$ 94 milhões, a serem financiadas por financiamento sem recurso cobrindo aproximadamente 63% deste montante, com o saldo financiado por capital próprio da Scatec. Além disso, a Scatec está em negociações maduras com os credores relativamente a uma linha de crédito de aproximadamente € 15 milhões para financiar parcialmente a participação acionária da Scatec no projeto. O fechamento financeiro e o início da construção da usina solar estão previstos para o segundo semestre deste ano, com o início das operações comerciais previsto para o final de 2025.
“Este é o terceiro projeto solar que temos no Brasil, elevando a capacidade total para 835 MW. Estamos entusiasmados com este novo projeto e satisfeitos por termos garantido um contrato de compra de energia com o renomado e líder player de energia renovável e empresa comercial Statkraft para este novo projeto em Minas Gerais. Esta é a nossa primeira planta no submercado sudeste, diversificando e fortalecendo nosso portfólio no país. O Brasil é um dos nossos mercados focais e continuaremos a buscar oportunidades e a impulsionar a transição verde”, afirma Terje Pilskog, CEO da Scatec.
A Scatec terá uma participação acionária de 100% na usina solar, com o objetivo de atrair parceiros de capital assim que a operação comercial for alcançada para aumentar a criação de valor. A Scatec também será a gestora de EPC do projeto, mas com um escopo de EPC limitado.
A Statkraft Energia do Brasil Ltda faz parte da Statkraft AS, que está presente no Brasil desde 2012. A empresa possui 26 usinas eólicas e hidrelétricas em operação, com capacidade instalada superior a 2 GW no país, considerando aquisições existentes, recentes e projetos em andamento. construção. Sua unidade de operações de mercado atende clientes comerciais e industriais de diversos segmentos por meio de seus escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.
“Temos o prazer de fazer parceria com a Scatec neste projeto significativo, reforçando nosso compromisso com o futuro energético sustentável do Brasil”, disse Natasha Gaertner, vice-presidente de mercados da Statkraft. “Esta parceria reflete a nossa visão partilhada para um futuro mais verde e a nossa dedicação em fornecer energia limpa e fiável.”
A Scatec já possui duas usinas solares em operação. A usina solar Mendubim de 531 MW (que compreende diversos projetos) no Rio Grande do Norte foi a segunda operação da Scatec no Brasil, desenvolvida em parceria com Equinor e Hydro Rein, além da Alunorte. Iniciou operação comercial no início deste ano. A primeira usina solar da emrpesa no país, Apodi, de 162 MW, está localizada no município de Quixeré, no nordeste do Ceará. O projeto é em parceria com Equinor e XP, e a planta entrou em operação comercial em novembro de 2018.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.