Solução agrovoltaica removível e reutilizável para árvores de baixa estatura

Share

Da pv magazine Global

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar da Alemanha (Fraunhofer ISE) instalaram uma usina fotovoltaica aérea de 135 kW conectada à rede projetada para fornecer sombreamento a dois tipos de abetos.

A uma altura de seis metros, o efeito de sombreamento da solução agrovoltaica é semelhante ao que os abetos cultivados em uma floresta do sul da Alemanha podem experimentar, cerca de 40% de sombreamento, de acordo com os pesquisadores.

O piloto faz parte de uma iniciativa de reabilitação ou regeneração de terras (Rekultivierung) em uma mina comercial de areia de quartzo que pertence ao fornecedor alemão de materiais Emil Steidle GmbH, que financiou o projeto com apoio adicional do Ministério da Alimentação, Assuntos Rurais e Assuntos do Consumidor do estado de Baden-Württemberg.

“É conectado à rede com 100% de autoconsumo durante a semana e alimentado na rede nos fins de semana, quando a mina não opera”, disse o pesquisador do Fraunhofer ISE, Oliver Hörnle, à pv magazine.

A instalação tem um sistema de montagem em aço e alumínio com uma fundação tipo parafuso e destina-se a ser removível e reutilizável. É equipada com módulos IBC MonoSol 405 da IBC Solar da Alemanha.

A desmontagem ocorrerá após seis a dez anos, quando as árvores devem atingir a altura da estrutura de montagem. “Ele pode ser construído e desconstruído sem interferir no entorno, como pistas de colheita comuns em florestas comerciais”, disse Hörnle ressaltando que o prazo é um intervalo devido à novidade do aplicativo.

Enquanto isso, o crescimento, o progresso da altura e as necessidades hídricas das árvores sombreadas por energia fotovoltaica serão observados e comparados com uma parcela de referência adjacente sem sombra em um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Florestal Baden-Württemberg (FVA).

A esperança é que o projeto do abeto chame a atenção para o potencial da agrovoltaica na silvicultura. É um dos pelo menos dez projetos em andamento no sudoeste da Alemanha como parte de uma iniciativa de pesquisa agrovoltaica conhecida como Região modelo Agro-Fotovoltaica para Baden-Württemberg.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...