Maior central fotovoltaica da Europa entra em funcionamento

Share

Da pv magazine Global

A empresa de investimentos alemã Hansainvest Real Assets inaugurou uma usina solar de 605 MW em Witznitz, perto de Leipzig, na Alemanha.

A instalação é atualmente o maior projeto fotovoltaico operacional da Europa. Antes de ser comissionada, a maior instalação solar da Europa era o projeto Núñez de Balboa, de 500 MW,  localizado entre os municípios de Usagre, Hinojosa del Valle e Bienvenida, na região da Extremadura, no sul da Espanha.

A desenvolvedora da usina de 605 MW, Move On Energy, instalará outros 45 MW no local até o verão de 2024. Demorou menos de dois anos para construir o projeto de Witznitz. A cerimônia de inauguração da instalação ocorreu em junho de 2022.

A Move On Energy implantou cerca de 1,1 milhão de módulos solares em 500 hectares da antiga mina de carvão marrom a céu aberto “Witznitz II”. Como parte do projeto, novas ciclovias foram criadas, além de cercas vivas ao redor da enorme usina.

A Hansainvest Real Assets também planeja testar “o uso agrícola paralelo na área abaixo dos módulos solares”. Existe uma área de teste de cinco a 10 hectares para este fim.

Em 2023, a empresa de investimento concluiu um PPA de longo prazo com a Shell Energy Europe para comprar energia solar da instalação.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...