O Grupo MTR, especializado na comercialização e distribuição de equipamentos e soluções para Usinas de GD, anuncia que sua divisão de estruturas de fixação e trackes para usinas de solo, a MTR-Arcol adquiriu um terreno no Distrito Industrial da cidade de Juiz de Fora e irá ampliar a sua fábrica para fabricação de estruturas, automação e skid para usinas de solo, criando um complexo fabril e de estoque voltado para o mercado de energia solar. A empresa está investindo para montar toda a infraestrutura da nova fábrica para dobrar produção de estrutura fixa para usinas de solo em 2024, além de criar 400 novos empregos.
Atualmente, o grupo conta com duas fábricas com um total de 18 mil m2 em Juiz de Fora. Uma delas é a MTR-iTCE VOLTS, que fabrica eletrocentros e skids para usinas fotovoltaicas. Já a fábrica da MTR-Arcol conta com 10 mil m2, 380 funcionários, 8.500 toneladas de estoque mínimo, produz em média 6 MW por dia (1,5 GW por ano). Com a ampliação do espaço físico para produção de equipamentos a empresa espera dobrar a produção a partir do segundo semestre de 2024, chegando a 2 GWp comercializados por ano.
“Com a ampliação da fábrica da MTR em Juiz de Fora teremos mais capacidade de produção e poderemos entregar com mais qualidade ainda e rapidez as estruturas que nossos clientes necessitam para suas usinas solares. Nossas estruturas de trackers e fixas são entregues em todo o país através da CT Botelho, operador logístico do grupo MTR que realiza armazenagem e transporte nos mais diferentes segmentos do setor. Com a ampliação da fábrica, a MTR reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento do setor de energia solar em Minas Gerais e no Brasil. A empresa está sempre atenta às tendências do mercado e busca se manter atualizada para atender às demandas do setor de forma eficiente e sustentável”, ressalta o diretor da MTR-Arcol, Adriano Nascimento.
Em 2023, a MTR-Arcol alcançou um novo recorde anual, com um volume de 1.200 MWp em trackers solares (aumento de 60% em relação a 2022) e 450 MWp em estruturas fixas comercializadas e contratadas. A fábrica desempenha um papel fundamental no sucesso da empresa, permitindo a produção em larga escala e a entrega pontual dos equipamentos aos clientes. A MTR-Arcol oferece projetos modulares de estruturas fixas para usinas de solo, projetadas para atender às necessidades específicas dos clientes.
O Grupo MTR oferece um portfólio de produtos incluindo painéis fotovoltaicos, inversores, estruturas de suporte, entre outros, para atender às demandas de projetos de diversos tamanhos e segmentos. A empresa também trabalha com sistemas de monitoramento e gestão de energia, permitindo um acompanhamento preciso do desempenho das usinas.
No ano passado, o Grupo MTR ultrapassou a marca de 1,5 GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais clientes da MTR são comercializadoras fundos de investimentos e investidores particulares que veem no segmento de energia um setor estratégico para alocarem os recursos em infraestrutura, segmento que cresce em ritmo acelerado e acima da Selic. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1,5 GWp instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 2 milhões de módulos instalados e 100 MWh gerados mensalmente. Para 2024, a empresa espera um crescimento acima dos 30% na comercialização de equipamentos. A MTR espera ultrapassar mais de 2 GWp instalados.
ISSO 9001
Neste mês a empresa recebeu a certificação ISO 9001 para sua fábrica de equipamentos para usinas solares localizada em Juiz de Fora/MG, que reconhece que a MTR Solar atende aos padrões internacionais de gestão da qualidade e está em conformidade com as melhores práticas do setor.
Nascimento ressalta o momento que a empresa vive no cenário nacional de energia: “É um grande marco para a empresa, demonstrando seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Além disso, a certificação ISO 9001 é um importante diferencial competitivo no mercado, pois garante aos clientes e parceiros que a empresa segue padrões internacionais de gestão de qualidade. O diretor ressalta que a conquista da certificação ISO 9001 é fruto de um trabalho em equipe e do empenho de todos os colaboradores, que se dedicaram para implementar e manter os processos e procedimentos necessários para atender aos requisitos da norma”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.