Mart Minas & DOM Atacadista e Cemig assinam contrato de autoprodução no mercado livre

Share

A Cemig e o Mart Minas concluíram a negociação do primeiro contrato de autoprodução de energia do estado. O acordo no mercado livre de energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar fotovoltaico da UFV Jusante, com 87 MW, em São Gonçalo do Abaeté (MG), correspondente a 20 MW . A partir de maio de 2024, 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro passarão a ser abastecidas por autoprodução equiparada.

A autoprodução é uma modalidade disponível no mercado livre de energia, na qual as empresas são responsáveis pela geração própria de energia, utilizando fontes renováveis. A autoprodução pode ser feita tanto no próprio local de consumo quanto através da participação do consumidor como sócio da usina, como é o caso do contrato entre a Cemig e o Mart Minas.

“Essa decisão demonstra o compromisso da empresa não apenas com a eficiência operacional, mas também com a sustentabilidade, pois a autoprodução de energia é uma maneira de contribuir com a descarbonização, além de otimizar recursos”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou as vantagens do Mart Minas ao se tornar um autoprodutor no Mercado Livre de Energia. “Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética. Outro ponto importante deste acordo para a Cemig é que essa inédita parceria com o Mart Minas no Mercado Livre de Energia, está em sintonia com nossas estratégias de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável”, explica o executivo.

“A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais. Alinhado à missão da empresa de aumentar o poder de compra das pessoas, essa iniciativa favorece a manutenção de preços competitivos e uma experiência de compra mais vantajosa para os clientes. Estamos com os olhos voltados para o futuro e mobilizados para garantir a sustentabilidade das operações”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

“O contrato de longo prazo firmado com a Cemig, uma das principais empresas de energia do mundo, atesta a confiança mútua e solidifica as bases para uma parceria duradoura,” afirma o executivo.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig GT e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...