Entre 1,2 GW e 1,4 GW de energia solar foram adicionados na Suécia em 2023, de acordo com estimativas publicadas pela Svensk Solenergi, a associação sueca de energia solar. Cerca de 1 GW foi implantado em 2022.
Em 2023, cerca de 96 mil instalações solares foram conectadas à rede elétrica sueca, um aumento de cerca de 70% em relação às 55 mil instaladas em 2022. Svensk Solenergi informou que a atividade atingiu o pico no segundo trimestre de 2023, depois que o número de instalações caiu devido às altas taxas de juros e inflação.
A associação prevê 65 mil instalações de células solares este ano, queda de 32% na comparação anual. Svensk Solenergi afirmou que a previsão negativa é impulsionada por uma economia mais fraca e maior incerteza entre os clientes, bem como um número menor de pré-notificações enviadas às distribuidoras. Em 2023, foram 84 mil pré-notificações, contra 95 mil pré-notificações em 2022.
“Um motivo importante para a queda é o aumento dos juros e a queda dos salários reais, que amortecem a demanda. O fato de os preços da eletricidade terem diminuído em relação a 2022 também afeta a disposição de investir”, disse Anna Werner, CEO da Svensk Solenergi. “A posição da Agência Tributária Sueca sobre deduções fiscais verdes para baterias também contribuiu para o aumento da incerteza entre os consumidores, o que infectou o mercado de células solares. É lamentável.”
A Svensk Solenergi espera entre 1 GW e 1,3 GW de nova energia solar em 2024.
“Há muito interesse em construir energia solar na Suécia. Muitos players diferentes querem entrar no mercado e o número de projetos anunciados e não anunciados é longo”, disse o gerente técnico da Svensk Solenergi, Oskar Öhrman.
A associação observou que cerca de 360 projetos com uma potência total combinada de 11 GW estão aguardando decisões de licença na Suécia. “A possibilidade de obter uma conexão de rede a um preço aceitável é o gargalo mais importante e onde muitos projetos falharão”, acrescentou.
Em outubro, começou a construção da maior fazenda solar da Suécia até hoje. Öhrman disse que o projeto fotovoltaico de 100 MW provavelmente será comissionado este ano.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.