PepsiCo implementa usina Termossolar na fábrica de Feira de Santana/BA

Share

A fábrica da PepsiCo em Feira de Santana, na Bahia, iniciou em março a operação de sua usina termossolar. A iniciativa vai contribuir com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e atingimento de Net-zero até 2040 e representa uma economia de mais de 230.000 m3 de gás natural por ano. Com isso, a PepsiCo deixará de emitir 460 toneladas de CO2 por ano.

A instalação, iniciada em janeiro de 2023, vai gerar em média 1.228.000 kWh/ano, de acordo com comunicado da empresa, em uma área de 2 mil m² de placas sobre o telhado da fábrica.

O fornecedor parceiro da PepsiCo para a implantação das usinas termossolares das plantas de Feira de Santana e de Sete Lagoas é a TVP Solar, empresa suíça especializada na tecnologia termossolar com soluções de última geração, com coletores solares térmicos de alto vácuo e sem espelhos, baseados em uma tecnologia patenteada.

A PepsiCo também implementou a usina termossolar na fábrica de Sete Lagoas (MG) e mantém, atualmente, uma frota de 170 elétricos e a gás. Em 2023, a empresa anuncioua instalação de painéis solares orgânicos (OPVs) em 360 de seus caminhões para recarga das baterias de acessórios desses veículos.

“A energia térmica é um importante avanço para a indústria na busca por matrizes energéticas limpas e pela redução de emissões de GEEs. A energia termossolar é livre de carbono e uma alternativa que também acaba sendo mais barata do que a gerada por combustíveis líquidos”, destacou o Gerente de Sustentabilidade na PepsiCo Brasil, Bruno Guerreiro. Segundo o executivo, a solução deverá ser implantada em outras plantas da companhia no Brasil nos próximos anos, com áreas ainda maiores de painéis solares.

O fornecedor parceiro da PepsiCo para a implantação das usinas termossolares da planta de Feira de Santana é a TVP Solar, empresa suíça especializada na tecnologia termossolar com soluções de última geração, com coletores solares térmicos de alto vácuo e sem espelhos, baseados em uma tecnologia patenteada.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Governo anuncia R$ 820 milhões para sistemas isolados na Amazônia
22 novembro 2024 Investimentos incluem um leilão de sistemas isolados (Sisol) a ser realizado em maio de 2025, com investimentos estimados em R$ 452 milhões, que deve...