Há pouco mais de um ano, a Solmais, distribuidora paranaense de soluções fotovoltaicas, entrava no mercado de energia solar com o respaldo e a solidez financeira do Grupo Sol Copérnico, que conta com mais de 90 MW de usinas próprias em Minas Gerais. Em 2023, a empresa forneceu o equivalente a 161 MW para projetos de geração distribuída e para este ano, a expectativa é crescer 130%, alicerçada na distribuição de equipamentos de primeira linha e com um pipeline expressivo de lançamentos.
As novidades compreendem módulos fotovoltaicos em tamanho padrão, inversores off grid interativos, baterias de Lítio (LiFePo4) Wallbox, carregadores veiculares, além de disponibilizar, em primeira mão no país, a nova linha de microinversores Sungrow.
Com uma lista extensa de marcas distribuídas pela empresa, os parceiros mais estratégicos em 2023 foram a Sungrow com a linha de inversores on grid e a Sunova com a linha de painéis fotovoltaicos. De acordo com o diretor de negócios da Solmais, Joaquim Fernandes, “apesar de sermos uma empresa nova, trazemos na bagagem uma grande experiência no mercado de distribuição e só em energia solar são mais de oito anos. Somos parceiros de grandes marcas e já na Intersolar do ano passado, fomos reconhecidos e premiados pela Sungrow como TOP 1 na distribuição Brasil, assim como pela Sunova Solar, que nos elegeu como parceiro estratégico”.
Para este ano, complementando o portfólio de marcas a serem distribuídas pela Solmais entram a Era Solar, fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos e pertencente ao Grupo Era, fundado em 1986, além da Solplanet, especializada na fabricação de inversores, e a Must Energy, especializada em soluções de armazenamento com um amplo portifólio de inversores off grid interativos e baterias de Lítio e com a qual estabeleceu uma parceria para a tropicalização de produtos.
Retrofit transforma usinas já instaladas em instalações híbridas
Fernandes conta que no ano passado participou da SNEC PV Power Expo (Exposição e Conferência Internacional de Energia Fotovoltaica de Xangai), na China, onde passou 15 dias buscando fábricas de soluções de armazenamento que atendessem as necessidades do Brasil. “Agora em março, lançaremos a nova linha completa de soluções da Must, fruto de um desenvolvimento conjunto para o mercado local. Trata-se de um inversor off grid interativo, específico para retrofit – com integração a uma bateria de armazenamento – que conversa com o inversor on grid de um gerador já instalado e transforma esses equipamentos em uma solução híbrida. O inversor interativo que desenvolvemos com a Must custa apenas 30% do valor de um inversor híbrido, ou seja, um valor extremamente atrativo que prioriza o sol, a bateria ou a rede da concessionária, conforme a necessidade”, explica Fernandes.
De acordo com o executivo, foram seis meses de trabalho para o lançamento do inversor off grid interativo que está em laboratório na fase final de testes rigorosos. A partir do lançamento da nova solução, a expectativa da Solmais é capacitar o mercado brasileiro em alto nível, a partir do treinamento da equipe interna, além de 72 turmas de integradores parceiros. A ideia é oferecer uma experiência imersiva e hands on da parte técnica, além de trabalhar as questões comerciais e os diferenciais do produto para e oferecer uma venda cada vez mais consultiva aos clientes.
Lançamentos da Solmais para 2024
Módulos fotovoltaicos
- Painel Sunova Tier1: Tangra N-Type TopCon de 600W em tamanho padrão
- Painéis ERA Solar com linha N-Type de 585W
Microinversores
- Microinversores Sungrow de 2kW com 4MPPTs e WiFi integrado
Inversores on grid
- Mix de inversores on grid da Solplanet Monofásicos e Trifásicos nas tensões de 220V e 380V e até 75kW de potência
Inversores off grid interativo e armazenamento da linha Must Energy
- Inversores Off Grid Interativos da linha PV30 nas potências de 2kW, 3kW e 5kW com AC120V/220V e 48VDC + Wifi
- Baterias Inteligentes de Lítio (LiFePo4) Wallbox de 2.56kWh com 50Ah e 5.12kWh com 100Ah
- Tanto os inversores quanto as baterias podem ser escalados em série para aumento de potência e/ou autonomia do sistema de armazenamento
Mobilidade elétrica
- Carregadores Veiculares inteligentes da Solplanet de 7kW, 11kW e 22KW
Eletromobilidade integrada à energia solar
Acompanhando o crescimento dos mercados de energia solar fotovoltaica e de veículos eletrificados, a empresa planeja lançar no segundo semestre estações fotovoltaicas para a recarga para veículos elétricos. “Como os carregadores veiculares funcionam como um equipamento doméstico na residência ou em empreendimentos e consomem a energia elétrica do local, o melhor cenário é que essa fonte seja a solar para que seja possível abastecer os VEs no ato da geração e evitar que essa energia passe pela rede. Assim, o cliente carrega seu veículo a partir da geração do sol”, garante o gerente da Solmais.
Ainda de acordo com a empresa, o melhor cenário para acelerar o retorno do investimento da aquisição de um carro elétrico e subsidiar 100% da carga, é utilizando o fator de simultaneidade, dentro do horário da geração. “Além disso, quando um carregador veicular é comercializado em conjunto com um sistema fotovoltaico, é considerado uma solução de geração de energia e, neste contexto, há uma desoneração tributária que pode representar uma economia de 15 a 20%”, finaliza Fernandes.
A Solmais está localizada em Maringá, no Paraná, e sua operação centralizada integra armazenagem, industrialização, logística, vendas e pós-vendas em uma estrutura de 6 mil m2, com capacidade de produzir até 300 geradores fotovoltaicos por dia.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Boa tarde sou integrado trabalhando no estado do Rio de Janeiro e sou cadastrado na sol+ esse inversor off grid que tem compatibilidade com com um sistema off grid é muito interessante. Parabéns