A Ciel & Terre, fornecedora de soluções fotovoltaicas flutuantes com sede na França, se uniu à Hexa Renewables para concluir uma extensão de um projeto solar flutuante no condado de Changhua, Taiwan.
O projeto, que é um dos maiores conjuntos fotovoltaicos flutuantes near-shore do mundo, tem uma capacidade de cerca de 400 MW.
Segundo dados da Ciel e Terre, a usina atualmente gera cerca de 260 GWh, o que equivale ao consumo anual de energia de cerca de 65 mil residências.
A primeira etapa do projeto foi concluída em 2020. As obras do ramal, conhecidas como projetos nº 3 e nº 4, começaram em outubro de 2022. Distribuída por 171 hectares de superfície de água, a extensão entrou em operação pela primeira vez em outubro de 2023. Depois de concluído, trouxe mais 192,3 MW para a matriz.
A extensão é equipada com uma tecnologia patenteada, a New Pillar Anchoring Solution, que usa pilares de concreto e sistema de viga H para ancorar o projeto. A tecnologia aborda os desafios colocados pelo ambiente próximo à costa da matriz, que está sujeito a mudanças de maré duas vezes ao dia, bem como tufões ocasionais.
A Ciel disse que a New Pillar Anchoring Solution é “a solução mais confiável nesse tipo de ambiente para limitar o movimento de FPV, o que reduz o risco de extrusão durante a variação de água e para manter a planta fotovoltaica flutuante em sua localização em todos os momentos e todas as condições”.
As duas empresas também projetaram uma solução solar flutuante personalizada, incluindo uma barra de distribuição atualizada e peças de fixação com um pino de conexão reforçado, para fortalecer a resistência às condições de onda.
“Há três engenheiros no local fornecendo treinamento de montagem e inspeção para garantir que todas as peças e conexão de ancoragem do Hydrelio sejam montadas corretamente”, disseram George Wang e Bess Chang, gerentes de projeto da Ciel et Terre Taiwan para Changbin No. 3 e No. 4. “Como somos o projetista e fabricante de nossas próprias soluções solares flutuantes, também temos dois engenheiros de qualidade assumindo a responsabilidade pela qualidade e entrega do produto, para garantir que todos os produtos sejam atendidos com os mais altos padrões de qualidade antes da entrega. Em um dia normal, havia vans de asa de 12 a 15 rodas para entregar o sistema fotovoltaico flutuante, capaz de atingir cerca de 20 MW em um mês.”
Em junho de 2023, a Ciel disse que tinha mais de 1,5 GW de projetos fotovoltaicos flutuantes em fase de projeto ou em construção. Na época, a empresa disse que pretendia entregar 2 GW de capacidade solar flutuante acumulada até 2026.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.