MME e MRE conduzem discussões sobre transição energética no G20

Share

Os ministérios de Minas e Energia (MME) e das Relações Exteriores (MRE), realizaram nos dias 19 e 20 reuniões do grupo de trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20. O GT tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e maximizar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

Durante as duas reuniões, o governo brasileiro apresentou os temas prioritários do GT para este ano. O primeiro tema é a aceleração dos esforços de financiamento da transição energética, especialmente em países em desenvolvimento e economias emergentes. O segundo tema é promover uma maior consideração da dimensão social da transição energética, visando a um processo justo e inclusivo. O terceiro e último ponto é a necessidade de avançar no desenvolvimento de mercados de combustíveis sustentáveis, contemplando perspectivas inovadoras.

“A transição energética é um processo irreversível e necessário, um instrumento crucial para alcançar os objetivos de desenvolvimento climático e socioeconômico”, disse o secretário de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, que co-preside o GT em conjunto com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, o embaixador André Corrêa do Lago.

A partir da visão brasileira, os países e instituições parceiras apresentaram suas manifestações de apoio, sugestões e apontamento dos aspectos mais urgentes e relevantes.

“Nosso papel é de encorajar cada um na discussão deste GT de Transições Energéticas para que se concentrem em como garantir resultados relevantes e de impacto e como mobilizar recursos e as pessoas para ajudar a resolver os desafios globais relativos à transição energética”, acrescentou Barral.

O GT tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

As próximas reuniões do GT Transições Energéticas serão presenciais e estão previstas para ocorrer em Brasília (DF), Belo Horizonte (BH) e Foz do Iguaçu (PR), nos meses de abril, maio e outubro, respectivamente. Também em Foz do Iguaçu, ocorrerá a reunião de ministros de energia do G20, consolidando os trabalhos do GT.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração distribuída terá crescimento acima de 20% em 2025, projeta ABGD
17 dezembro 2024 A associação destaca que, apesar dos desafios regulatórios persistentes, os investimentos no setor devem girar em torno de R$ 27 bilhões.