MME prorroga consulta pública sobre enquadramento de minigeração no Reidi

Share

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou em 10 dias o prazo para envio de contribuições à Consulta Pública sobre os procedimentos para a requisição de enquadramento de projetos de minigeração distribuída no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). A prorrogação foi publicada na sexta-feira (16/02), no Diário Oficial da União.

A proposta submetida à consulta visa regulamentar o parágrafo único do art. 28 da Lei nº 14.300/2022, que incluiu os projetos de minigeração distribuída no rol dos projetos de infraestrutura de geração de energia elétrica elegíveis ao enquadramento no Reidi.

O objetivo do regime é estimular o investimento privado em setores relacionados à infraestrutura, como energia elétrica. Os projetos devem ser aprovados por portaria ministerial e habilitados pela Receita Federal do Brasil. Com o enquadramento no Reidi, os projetos deixam de ser cobrados de contribuições para o PIS/PASEP e COFINS, nas aquisições, locações e importações de bens e nos serviços, realizadas no período de cinco anos contados da data da habilitação de pessoa jurídica, titular do projeto.

A minigeração distribuída é caracterizada pela potência instalada, em corrente alternada, maior que 75 kW ou menor ou igual a 5 MW, segundo regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essas centrais são conectadas na rede de distribuição de energia elétrica por meio de instalações de unidades consumidoras.

Com a determinação da Lei 14.300 de que projetos de minigeração distribuída poderão ser considerados projetos de infraestrutura de energia elétrica, além do enquadramento no Reidi, esses projetos poderão emitir debêntures incentivadas e ter acesso a Fundos de Investimento em Infraestrutura (FIP-IE). 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Tribunal de Justiça do Paraná implementa usina solar de 5 MW em Campo Mourão
17 janeiro 2025 Construída pela Quantum Engenharia, a planta fotovoltaica ocupa uma área de 242 mil m2 e conta com 10.780 módulos bifaciais de 555 W e 40 inversores d...