A Romanha Alimentos, indústria paranaense do setor alimentício, investiu mais de R$ 3,8 milhões para a instalação de uma usina fotovoltaica com sistema de baterias para armazenamento de energia em sua fábrica localizada em Pinhais, no Paraná. O projeto foi aprovado pelo programa de eficiência energética da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com previsão de gerar aproximadamente 705 MWh por ano de energia limpa e sustentável, a Romanha já experimentou um aumento significativo em sua produção e uma notável redução no consumo de energia elétrica.
A expectativa é que, em breve, toda a energia utilizada no processo produtivo seja proveniente da fonte fotovoltaica, resultando em uma expressiva diminuição nas emissões de gases de efeito estufa e uma economia entre 70% e 80% nos custos com energia elétrica.
O supervisor do Programa de Eficiência Energética da Copel, Fernando Bauer Neto, destaca a inovação do projeto que inclui a instalação de aproximadamente mil painéis fotovoltaicos e um sistema de armazenamento de energia por meio de baterias.
O CEO da Romanha, César Kulpa, enfatiza a contínua conexão com a Copel e ressalta as medidas adotadas para otimizar a eficiência. “Com tudo isso, ainda mantemos nossa conexão com a Copel. Aumentamos nosso fator de demanda para 540 KVA, garantindo nossa operação. Trocamos todas as lâmpadas fluorescentes por LEDs, mais eficientes tanto no consumo quanto na iluminação”, afirma o executivo.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.