A WNI Smart Energy divulgou os resultados da operação da primeira usina solar do condomínio HP, em Curitiba, no Paraná. A usina do condomínio HP, que iniciou operação em março de 2023, está prestes a completar um ano de funcionamento e tem capacidade para gerar 143 MWh por ano. O sistema é formado por 290 módulos de 405 Wp, totalizando 117 kWp , que ocupam uma área de 580 m².
Em 2023, a geração acumulada da usina foi de 86.873 kWh, o que resultou em uma economia de quase R$ 70 mil reais no período. O condomínio HP espera obter todo o retorno do investimento em até 3,9 anos (considerando o valor do kWh R$ 0,80). De acordo com o cálculo de compensação ambiental da Ludfor, a usina evitará a emissão de cerca de 60 toneladas de CO2 ao ano, equivalente a 6.067 mudas de árvores conservadas por 25 anos.
A WNI Smart Energy, que já atende mais de 100 clientes nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, foi a empresa parceira e responsável por fornecer a estrutura e colocar em operação a usina fotovoltaica localizada na área do condomínio, no telhado e também em solo.
A empresa faz parte da WNI Technology Group, que conta com mais de 20 anos de experiência atuando nas áreas de telecomunicações, com Wi-Fi público, software de gerenciamento de frotas, soluções de software na área de TI e soluções em iluminação profissional para o mercado público e privado, além de atuar na área de energia, construindo usinas solares fotovoltaicas e instalando carregadores para veículos elétricos.
A geração própria de energia solar ultrapassou a marca de 26 GW de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, com mais de 3,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica. A energia fotovoltaica já está presente em todos os Estados brasileiros e em 5.545 municípios. Os dados são da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). O resultado já era esperado para o modelo de fornecimento de energia que tem se mantido em contínuo crescimento desde 2012, quando o consumidor passou a poder gerar a própria energia. Com isso,
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.