Como parte de sua meta global de descarbonização, a DHL Express, uma das líderes em envios expressos do mundo, vem implementando medidas para reduzir suas emissões de CO2. Desde 2021, a empresa vem investindo globalmente em combustíveis alternativos para aviação, na expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e em edifícios neutros do ponto de vista climático.
No Brasil, a empresa instalou recentemente uma usina para geração solar com 291,64 kW de potência e 634 módulos fotovoltaicos em cinco de seus galões localizados em um condomínio logístico no bairro da Lapa, zone oeste da capital paulista. O objetivo da usina fotovoltaica é fornecer energia para a operação de logística da empresa, além de abastecer a frota de utilitários eletrificados, usados nas entregas.
A instalação do sistema foi realizada pela SFX Solar, empresa integradora paulistana que que atua no segmento desde 2014. De acordo com o CEO da empresa, Gustavo Moraes, “o grande desafio desse projeto foi a parte se segurança das instalações. Como uma empresa multinacional, a DHL precisa seguir diversas normas internacionais de segurança, além das estabelecidas pelo condomínio logístico onde os galpões estão instalados. Na época da instalação, até brinquei com a equipe, ‘já desce do carro de capacete’. Brincadeiras à parte, precisamos nos adaptar para atender as regras extras de segurança da empresa e do condomínio”, explica o executivo.
Ainda seguindo as normas do condomínio logístico, como não foi possível furar as telhas dos galpões, a estrutura de fixação foi totalmente customizada e específica para aquele telhado para que houvesse a aprovação do projeto.
Detalhes do projeto
- Localidade da usina: São Paulo, capital
- Tipo de estrutura: Personalizada
- Irradiação Solar Diária Média Anual: 23,35 kWh/m²
- Potência do sistema dimensionado: 291,64 kW
- Quantidade de módulos dimensionados: 634
- Energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada (média anual): 32.557 kWh/mês
- Sistema de compensação: geração local
O sistema de energia fotovoltaica de 291,64 KWh, instalado pela SFX Solar, é composto pelos seguintes equipamentos:
- Estrutura personalizada
- 4 Growatt 50kW e 1 Growatt 8kW
- 634 módulos fotovoltaicos Jinko Solar de 460W N-Type Mono com 21,78% eficiência
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.