Startup norte-americana desenvolve painéis tandem de perovskita e silício com 26% de eficiência

Share

Da pv magazine Global

A Tandem PV, uma startup com sede em San Jose, Califórnia, que desenvolve módulos de perovskita e silício empilhados mecanicamente, de quatro terminais, anunciou uma rodada de financiamento de risco de US$ 6 milhões. A empresa, que foi fundada em 2016, disse que usará os recursos para acelerar a comercialização, investindo em pesquisa e desenvolvimento e planos para sua primeira unidade fabril.

A rodada foi liderada pelo investidor existente Planetary Technologies, uma empresa de capital de risco em estágio inicial, juntamente com o novo investidor compatriota Uncorrelated Ventures.

O novo capital é uma validação do progresso do empreendimento em termos de estabilidade, eficiência de conversão de energia e tamanho do módulo, de acordo com o CEO da Tandem PV, Scott Wharton. “Todo mundo fala em durabilidade e estabilidade, mas somos capazes de demonstrá-lo”, disse ele à pv magazine.

“Nossos testes “indoor” estão mostrando 80% de desempenho após 25 anos equivalentes. A eficiência de conversão de energia do módulo tandem encapsulado é de 26% com as células PERC convencionais”, disse Wharton, acrescentando que os módulos medem 100 cm2, enquanto os mais novos medem 300 cm2.

A empresa não forneceu mais detalhes sobre o módulo e a tecnologia da célula.

A Tandem PV é uma das várias equipes que usam o PV Accelerator for Commercializing Technologies (PACT) do Departamento de Energia dos EUA para testes independentes de desempenho e confiabilidade para todas as variedades de módulos fotovoltaicos e minimódulos de perovskita, incluindo testes de campo.

Até o momento, a empresa levantou US$ 27 milhões em capital de risco e apoio do governo. A empresa espera que a última rodada de financiamento ajude a trazer acordos com clientes e comece a construir a primeira fábrica. Os próximos passos para este ano são a validação por terceiros das métricas de desempenho, especificamente eficiência e durabilidade, e a participação em programas de testes ao ar livre.

Os testes de desempenho são o passo mais recente que a Tandem PV, de sete anos, está dando para comercializar seus painéis empilhados mecanicamente. Ela fabricou painéis de 100 cm2 que passaram nos testes acelerados IEC 61215 com parceiros acadêmicos e recebeu dados iniciais sobre a aprovação nos testes IEC 61215 de duração tripla, como disse Colin Bailie, CTO, à pv magazine em uma entrevista de 2023.

A aplicação inicial que a Tandem PV terá como alvo é a energia solar em telhados.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...