BNDES autoriza a Trina Tracker a comercializar seus rastreadores solares com Finame

Share

A Trina Tracker Brasil cumpriu a última etapa para que os seus produtos possam ser comercializados no âmbito do Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Finame é uma linha de financiamento criado pelo BNDES que oferece crédito com as taxas de juros reduzidas para empresas interessadas em adquirir máquinas e produtos fabricados no Brasil. Para um produtor receber o Código Finame, é necessário estar em conformidade com as diretrizes e especificações determinadas pelo BNDES, inclusive em relação ao índice de nacionalização de fabricação do equipamento.

O rastreador da Trina Tracker que obteve o Finame é o modelo Vanguard 1P, que ultrapassa a marca de 1 GW comercializado no país. Dotado de um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, esse rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados.

Marcus Fabrino, responsável pela Trina Tracker na América Latina, destaca que os ganhos na geração de energia podem chegar até 8%, dependendo das condições do projeto.

O Brasil foi selecionado para ser o primeiro país fora da China e Espanha a contar com uma fábrica própria de rastreadores solares. A nova fábrica foi instalada em Salvador, capital da Bahia. Inicialmente, ela terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas que poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. Além de atender ao mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer os produtos para outros países da América Latina.

Até então, a Trina Tracker contava com duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China; e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da planta brasileira, a capacidade instalada para produção de rastreadores foi ampliada para 10 GW por ano.

Fundada na China em 1997 e presente no Brasil desde 2017, a Trina Solar é uma das maiores indústrias do setor de energia fotovoltaica. A companhia oferece soluções integradas por meio de um portfólio de produtos que abrange painéis fotovoltaicos, rastreadores solares e storages (equipamentos para armazenamento de energia).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração distribuída terá crescimento acima de 20% em 2025, projeta ABGD
17 dezembro 2024 A associação destaca que, apesar dos desafios regulatórios persistentes, os investimentos no setor devem girar em torno de R$ 27 bilhões.