Pesquisadores sul-coreanos desenvolvem células fotovoltaicas orgânicas maleáveis com 19% de eficiência

células fotovoltaicas orgânicas esticáveis

Share

Da pv magazine Global

Os pesquisadores do KAIST disseram em um comunicado recente que desenvolveram as células solares maleáveis de melhor desempenho do mundo. Eles podem ser esticados até 40% durante a operação, com uma eficiência de conversão de 19%.

“A equipe associou um polímero altamente maleável a um outro polímero eletricamente condutor com excelentes propriedades elétricas por meio de ligação química, resultando em um novo polímero com condutividade elétrica e elasticidade mecânica”, disseram os pesquisadores. “O polímero atende ao nível mais alto relatado de eficiência de conversão fotovoltaica (19%) usando células solares orgânicas, ao mesmo tempo em que mostra dez vezes a elasticidade dos dispositivos existentes.”

Os pesquisadores disseram que o avanço pode afetar o mercado em expansão de dispositivos elétricos vestíveis, onde as células elásticas estão ganhando atenção. No entanto, os cientistas enfrentam desafios na criação de camadas fotoativas com alto desempenho elétrico e elasticidade mecânica.

Eles apresentaram a tecnologia em “Rigid and Soft Block-Copolymerized Conjugated Polymers Enable High-Performance Intrinsically-Stretchable Organic Solar Cells“, que foi publicado recentemente no Joule. A tecnologia foi desenvolvida com doadores de polímeros conjugados (PDs) constituídos por blocos eletroativos rígidos e macios.

“Usamos blocos rígidos D18 e PEHDT macios para sintetizar PDs copolimerizados em bloco (D180.8-s-PEHDT0.2), que oferecem altas propriedades elétricas e elasticidade mecânica”, disseram os cientistas. “As células solares orgânicas (OSCs) D180.8-s-PEHDT0.2 se destacam além de suas contrapartes OSC baseadas em D18 e PEHDT, superando a tradicional compensação de eficiência de conversão de energia e elasticidade.”

A equipe de pesquisa foi liderada pelo Prof. Bumjoon Kim, do Departamento de Engenharia Química e Biomolecular do KAIST.

“Por meio dessa pesquisa, não apenas desenvolvemos a célula solar orgânica elástica de melhor desempenho do mundo, mas também é significativo que tenhamos desenvolvido um novo polímero que pode ser aplicável como material base para vários dispositivos eletrônicos que precisam ser maleáveis e/ou elásticos”, disse Kim.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...