2023 foi um ano de adaptação para o segmento de geração solar distribuída, com desafios de um lado – como a mudança nas regras de compensação pela energia injetada na rede e a restrição de crédito especialmente para pessoas físicas – e incentivos de outro, como a queda acentuada do preço dos módulos ao longo do ano.
Os novos sistemas integrados à rede em 2023 podem ainda não refletir as mudanças de regras trazidas pela Lei 14.300, já que também foram adicionados sistemas que solicitaram conexão antes da entrada em vigor do texto.
De acordo com os dados disponibilizados pela Aneel, foram 7,5 GW de nova capacidade adicionada de geração solar distribuída em 2023, próximos do patamar de 8,2 GW alcançado em 2022. Foi o primeiro ano em que a capacidade adicionada não teve um aumento expressivo. Ao todo, o segmento de geração solar distribuída acumula 25,6 GW de capacidade em operação.
Apesar do consenso sobre a defasagem dos dados públicos sobre geração distribuída da Aneel, de em torno de três meses – o que significa que os números dos últimos meses ainda poderão mudar -, a análise ajuda a apontar algumas tendências do mercado, como a ampliação da participação de sistemas comerciais na expansão da capacidade e a tomada da liderança por São Paulo, único estado a adicionar mais de 1 GW.
Residenciais recuam e comerciais avançam
Em 2023, os sistemas comerciais representaram 27,6% da potência adicionada de GD solar, com 2.067 MW, em comparação com 22% em 2022, com 1.867 MW. Ao mesmo tempo, embora os sistemas residenciais continuem dominando, sua participação na expansão anual da capacidade instalada caiu de 56,4% (4,7 GW) em 2022 para 47,7% em 2023 (3,5 GW). Veja os dados detalhados por classe consumidora:
Conexões acumuladas de GD Solar até o final de 2023, por classe consumidora:
Novas conexões de GD Solar em 2023, por classe consumidora:
Novas conexões de GD Solar em 2022, por classe consumidora:
Liderados por SP, cinco estados concentram metade da potência de GD solar
Após adicionar mais de 1 GW em 2022 e repetir o ritmo em 2023, São Paulo começa a se consolidar na liderança da geração solar distribuída no Brasil. com mais de 3,4 GW acumulados. Minas Gerais, que disputa essa posição de perto, foi o segundo estado com maior expansão da capacidade instalada em 2023, com mais de 800 MW adicionados, superando o Rio Grande do Sul.
Juntos, os cinco estados com mais capacidade acumulada no Brasil correspondem a metade da potência instalada em todo o país, somando 13,1 GW em 25,6 GW. Embora todas as 27 unidades federativas tenham geração solar distribuída, apenas 9 superaram o patamar de 1 GW.
Conexões acumuladas de GD Solar até o final de 2023, por estado:
Novas conexões de GD Solar em 2023, por estado:
Novas conexões de GD Solar em 2022, por estado:
Geração na própria unidade consumidora segue dominando
Embora exista a expectativa de um boom dos projetos de geração compartilhada de energia solar no Brasil, com diversos investimentos sendo anunciados e uma janela de oportunidades específica para a modalidade, os dados da Aneel ainda não refletem uma participação expressiva desses projetos, que devem crescer ainda em 2024.
De fato, a participação de sistemas instalados na própria unidade consumidora na expansão da geração solar distribuída aumentou de 74% (6,1 GW) para 77% (5,7 GW) da nova capacidade instalada, respectivamente, de 2022 para 2023.
Conexões acumuladas de GD Solar até o final de 2023, por modalidade:
Novas conexões de GD Solar em 2023, por modalidade:
Novas conexões de GD Solar em 2022, por modalidade:
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.