Geração solar centralizada aumenta 89,3% em novembro

Share

Em novembro a demanda no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 72.261 MW médios, o maior patamar da série histórica para o mês, com um crescimento de 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a geração de usinas solares centralizadas (excluindo os sistemas distribuídos com menos de 5 MW) aumentou 89,3%, de 1.656 MW médios para 3.134 MW médios. Os dados são do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

As hidrelétricas tiveram um dos melhores desempenhos do ano, entregando mais de 51 mil MW  médios para o SIN, avanço de 2,6% no comparativo anual. As eólicas e solares bateram recorde de geração no ano, produzindo, juntas, mais de 14,5 mil MW médios, complementando a oferta de energia no país. As térmicas aumentaram a sua geração em 23,5%, puxadas pela maior representatividade das usinas a biomassa, que usam a cana-de-açúcar como principal matéria-prima.

Do lado do consumo, as altas temperaturas registradas em novembro impulsionaram o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado por todo o país e aumentaram o consumo brasileiro de energia elétrica em 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O aumento foi mais significativo no mercado regulado, no qual as residências e as pequenas empresas contratam eletricidade diretamente das distribuidoras. O segmento apresentou crescimento de 15,2% no comparativo anual. A indústria e grandes empresas que estão no mercado livre apresentaram um avanço de 5,2%, influenciado tanto pelo calor quanto pela boa performance de setores como serviços e comércio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Governo anuncia R$ 820 milhões para sistemas isolados na Amazônia
22 novembro 2024 Investimentos incluem um leilão de sistemas isolados (Sisol) a ser realizado em maio de 2025, com investimentos estimados em R$ 452 milhões, que deve...