O Sicoob UniCentro Br, cooperativa financeira do estado de Goiás que está entre as cinco maiores do Sistema Sicoob no país, irá inaugurar na terça-feira (19/12) o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil – segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A – para atender à demanda elétrica da instituição.
Localizado no município de Caldas Novas, a 170 km de Goiânia (GO), a usina aposta na automação. Construída em um terreno de 10 mil m², a operação é controlada por meio digital, usando conexão wi-fi que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores e os sistemas integrados de manutenção e medição.
A usina conta com 1.098 painéis que somam potência instalada de 750 kWp, gerando em média 90.750 kWh/mês de energia solar. A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia mensal de mais de R$ 87 mil para a instituição financeira.
O parque irá inicialmente abastecer as 25 agências localizadas no estado de Goiás, mas o empreendimento pode ser ampliado e dobrar sua produção, passando a suprir a demanda elétrica de todas as agências do Sicoob UniCentro Br. De acordo com o diretor operacional da instituição, Rodrigo Naves, a iniciativa do parque solar totalmente digital, além de ser inédita no país, também representa o pioneirismo dentro das cooperativas de crédito.
“O nosso foco é ampliar esse projeto pioneiro para que até 2024, ele esteja abastecendo 100% das nossas agências. As cooperativas que adotam a energia fotovoltaica não estão apenas reduzindo seu impacto ambiental, mas se tornando exemplos de instituições que adotam e apoiam práticas mais sustentáveis”, explica o diretor.
Segundo estimativas da análise de investimento realizada pela cooperativa, com o início da produção de energia própria, em 25 anos, 8.057 toneladas de gás carbônico (CO2) deixarão de ser emitidos na atmosfera. De acordo com o estudo, seria necessário o plantio de 57.570 árvores, a um custo total de R$ 1.151.400, para eliminar essa quantidade de CO2. E, ainda com foco na sustentabilidade, a partir do dia 20 de dezembro, seis agências de Goiânia e a agência de Caldas Novas passarão a contar com estações para recarga de carros elétricos e híbridos, o que contribuirá ainda mais com a redução de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.