A EY informou em seu último relatório de energia e recursos que 86%, ou 187 GW recém-comissionados geraram eletricidade a um custo menor do que o custo médio da geração de combustíveis fósseis em 2022.
A energia solar produzida por novas usinas é a eletricidade mais barata em muitos mercados, mesmo em meio à inflação e ao aumento dos preços, disse a EY, observando que o LCOE médio ponderado global para energia solar é agora 29% menor do que a alternativa de combustível fóssil mais barata. O armazenamento de energia em larga escala também está se tornando rapidamente mais competitivo em termos de custo e sofisticação, disse a empresa.
O LCOE médio global da energia solar caiu rapidamente, de mais de US$ 400/MWh no início dos anos 2010 para cerca de US$ 49/MWh em 2022, queda de 88%. O LCOE da energia eólica caiu cerca de 60% no mesmo período.
A EY prevê que as energia solar e eólica se tornarão o alicerce global de geração de eletricidade. Até 2030, as duas fontes renováveis devem representar 38% da matriz energética e, até 2050, a solar e a eólica podem corresponder a 62% da matriz energética. China, Europa e Estados Unidos impulsionarão um aumento de 53% na geração solar e eólica, produzindo mais de 57% da produção global de energia solar e eólica até 2050, disse a EY.
“Um boom solar global alimentará mais da metade disso, mas a adoção variará entre os mercados. A energia solar se tornará a maior fonte de energia em países como os EUA e os da Oceania e do Sul da Ásia, impulsionada por tecnologias em torno de módulos solares fotovoltaicos que avançam em ritmo acelerado”, disse a EY.
No entanto, esses marcos não serão alcançados sem eliminar as principais barreiras ao progresso, alerta a empresa. Particularmente nos Estados Unidos, um acúmulo de aplicativos de interconexão de rede está causando atrasos, cancelamentos e grandes custos incorridos. A EY disse que os Estados Unidos têm pelo menos 1.350 GW de capacidade eólica e solar e 680 GW de armazenamento estão esperando para serem conectados, o que é suficiente para dobrar o fornecimento de eletricidade do país.
Em uma pesquisa com mais de 70.000 consumidores globais, a EY descobriu que o sentimento em relação à adoção de energia solar residencial é forte. Cerca de 62% dos entrevistados disseram que compraram ou estão pensando em comprar painéis solares, enquanto 50% estão considerando comprar ou já compraram armazenamento de bateria.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.