Antes mesmo de ser conectado à rede da concessionária local, o Instituto Palicourea investiu aproximadamente R$ 220 mil em um sistema fotovoltaico híbrido com potência de 8,04 kWp e bateria de armazenamento de 13,8 kWh, instalado pela integradora do Distrito Federal, Fonte Solar. A decisão se mostrou estratégica, já que mesmo após a chegada da rede da distribuidora, há constantes falhas no fornecimento de energia, que chegam a durar 48 horas, mas o Instituto não fica “no escuro”.
Em uma área rural da cidade de São Jorge, sobre um pequeno morro em frente ao Vale do Segredo e próxima aos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, está localizada a casa e sede da instituição, que desenvolve programas educacionais, de divulgação científica, de arte, audiovisuais e culturais com foco na capacitação de 50 crianças e adolescentes em Robótica Educacional com metodologia LEGO Education, voltada ao ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, incentivando a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.
Construída em 2021, o conjunto da Casa Palicourea é composto por duas edificações “irmãs”, uma casa e um ateliê, e foi construído considerando as especificidades da região, sua preservação e a possibilidades de convivência equilibrada entre homem e natureza. O telhado do ateliê possui a melhor orientação para o aproveitamento de energia solar fotovoltaica e abriga os módulos solares que suprem o conjunto. A edificação ficou em primeiro lugar no Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake Akzo Nobel 2021 e foi vice-campeã no Prêmio ODA 2022 – Obra do Ano, Archdaily Brasil, entre outras indicações significativas.
O sistema de armazenamento de energia (ou ESS, da sigla em inglês para Energy Storage System) é híbrido e funciona como um sistema off grid ligado também à rede de energia. E, quando as baterias estão carregadas e as cargas de uso supridas, o sistema injeta a energia excedente para a rede. Na Casa Palicourea também funciona o “Cine Cerrado”, cinema ao ar livre aberto à comunidade e totalmente abastecido por energia solar.
A Fonte Solar, integradora responsável pelo projeto, é comandada pela CEO Natália Maestá, engenheira eletricista que fundou a empresa em 2013, quando montou seu primeiro sistema off grid para testes e aprendizado. Logo depois surgiram as primeiras indicações para a montagem e instalação dos primeiros sistemas para fornecimento de energia em áreas remotas, ainda com baterias estacionárias. Em setembro deste ano, foi nomeada embaixadora da Victron Energy, empresa especializada em inversores híbridos e baterias de armazenamento.
Maestá explica que “quando o sistema fotovoltaico híbrido foi instalado no instituto, ainda não havia conexão com a rede da concessionária, que só chegou seis meses mais tarde. Mesmo depois da conexão à rede elétrica, a instabilidade no fornecimento de energia vem sendo recorrente, com duração de até 48 horas, causando diversos surtos de tensão. Inúmeros equipamentos do cliente foram queimados, incluindo dois aparelhos de ar-condicionado e uma antena Starlink de conexão à internet via satélite”, explica.
Na última segunda-feira, dia 04/12 a CEO da Fonte Solar compartilhou um vídeo nas redes sociais onde é possível ver todo o entorno da Casa e Instituto Palicourea no escuro com equipes da concessionária consertando o transformador para a comunidade, enquanto o sistema híbrido abastecia toda a edificação com energia armazenada na bateria.
Equipamentos fotovoltaicos que compõe o sistema da Casa e Instituto Palicourea:
· 24 módulos BYD 335 Wp
· 01 inversor/carregador Multiplus – Victron Energy 5000VA 230 V
· 01 controlador de Carga MPPT 150/35 – Victron Energy
· 01 bateria B-BOX BYD 13.8 kWh
· 01 inversor Fronius Eco 5000 VA 230 V
Em entrevista à pv magazine, Maestá antecipa o cenário do feriado de Réveillon para aqueles que desejam visitar a Chapada dos Veadeiros. “Quem for visitar a região é melhor estar preparado, porque vai ficar no escuro. A rede da concessionária não está preparada para a alta demanda de energia e não possui infraestrutura e energia suficiente para todos”.
A instalação do sistema fotovoltaico híbrido com armazenamento da Casa e Instituto Palicourea faz jus à missão da Fonte Solar “nascemos com o propósito de reduzir os impactos ambientais, oferecer economia e levar energia de qualidade para qualquer lugar, garantindo que todos tenham acesso a uma fonte confiável e sustentável de energia. E essa afirmação faz ainda mais sentido no cenário energético atual da região da Chapada dos Veadeiros”, finaliza Maestá.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.