Os preços FOB China das células PERC e TOPCon Mono M10, o principal tamanho das células solares no mercado solar atual, continuaram sua trajetória descendente e foram avaliados em US$ 0,0550 por W e US$ 0,0616/W nesta semana, respectivamente. Isso marca os preços mais baixos de todos os tempos, de acordo com dados da OPIS, em meio à queda dos preços de toda a cadeia de suprimentos e à fraca demanda na China e em seu principal mercado de exportação.
Os preços das células foram impactados pelo declínio contínuo dos preços da cadeia de suprimentos na China. Os preços dos wafers de polissilício e Mono PERC M10 da China caíram 4,07% e 0,40% nesta semana, respectivamente.
O preço dos módulos Mono PERC é de aproximadamente CNY 1,011 ($ 0,14)/W, que é extremamente próximo do valor mais baixo da indústria de CNY 1/W, enquanto os preços dos módulos TOPCon são ligeiramente mais altos em CNY 1,077/W.
A OPIS descobriu com sua pesquisa de mercado que os fabricantes de células estão fazendo todos os esforços para reduzir os custos de produção, pois estão sofrendo perdas. Uma das abordagens é comprar wafers de qualidade reduzida. De acordo com um fornecedor de células, os wafers Mono PERC M10 com qualidade reduzida estão disponíveis no mercado da China para CNY 1,7/pc, enquanto wafers de boa qualidade ainda têm preços entre CNY 2,2/pc e CNY 2,3/pc. Isso pode ressoar com alguns usuários downstream que estão preocupados com o impacto que essa competição para reduzir os custos de produção pode ter na qualidade do módulo para 2024.
Outra estratégia para os fabricantes de células reduzirem os custos de produção é terceirizar sua produção para fabricantes de equipamentos originais (OEMs). A OPIS identificou com o mercado que um grande fabricante de células tem uma taxa operacional extremamente alta, pois ganhou inúmeros contratos de outras empresas de células que terceirizaram sua produção de células.
De acordo com a pesquisa de mercado da OPIS, os fabricantes que terceirizam a produção de células se beneficiam do baixo custo trazido pelas altas taxas operacionais dos OEMs e poderiam fornecer células Mono PERC M10 a menos de CNY 0,43/W no mercado da China. Aqueles que continuam a produzir a baixas taxas operacionais em suas próprias instalações de produção ainda estão oferecendo em torno de CNY 0,45/W.
O sentimento na China permanece pessimista. De acordo com a National Energy Administration, a China implantou 13,62 GW de energia solar em outubro, o que apresenta uma queda mensal de 13,69%. Este é o terceiro mês consecutivo em que a capacidade solar recém-instalada da China diminui.
Os principais mercados de exportação da China continuam a oferecer pouco sol. Uma empresa estatal de fabricação de células afirma que as vendas de suas células estão prejudicadas desde o segundo semestre do ano, especialmente no mercado de exportação. Comprar células chinesas tornou-se uma ocorrência rara para os consumidores do Sudeste Asiático, embora anteriormente o fizessem com regularidade.
“Os fabricantes de módulos não podem usar células chinesas se quiserem enviar seus produtos para o mercado dos EUA; o mercado local do Sudeste Asiático tem uma capacidade solar muito limitada para digerir células e módulos chineses”, explicou este fornecedor.
Olhando para o futuro, a indústria antecipa que o preço das células Mono PERC M10 continuará a diminuir, com discussões da indústria sugerindo que pode cair para aproximadamente CNY 0,4/W muito em breve no mercado interno chinês. Isso indica que o sentimento no mercado de células permanecerá moderado.
A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, querosene de aviação, GLP/LGN, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são do próprio autor, e não refletem necessariamente aqueles mantidos pela pv magazine.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.