A Auren Energia, especializada em geração de energia renovável, inaugurou o primeiro parque híbrido fotovoltaico do Brasil aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Localizado em Curral Novo (PI), a usina Sol do Piauí, tem capacidade inicial de geração de 48,1 MW e explora a complementaridade entre as fontes solar e eólica para geração de energia renovável, trazendo ganhos de eficiência ao sistema elétrico nacional.
Com investimento de R$ 255 milhões, o projeto representa um marco para o setor elétrico ao criar uma vertente de negócios de geração renovável no país. As discussões para a regulamentação sobre o tema começaram em 2019. A empresa realizou diversos estudos para implantação do projeto Sol do Piauí que foram compartilhados com a Agência Nacional de Energia Elétrica e contribuíram para criação das regras, comprovando a viabilidade dessa nova modalidade de geração.
De acordo com o CEO da Auren Energia, Fabio Zanfelice, o conceito híbrido possibilita a utilização da capacidade ociosa da rede de transmissão de energia ao longo do dia devido ao fato da produção eólica ocorrer majoritariamente no período noturno em virtude da característica do vento na região, reduzindo os investimentos para operação e manutenção do sistema em longo prazo.
“Além de evitar investimentos incrementais com estrutura adicional de transmissão, essa nova modalidade de geração complementa a geração eólica ao longo do dia ampliando a utilização da capacidade de transporte da rede existente e reduzindo custos de operação e manutenção. Dessa forma, os projetos híbridos aumentam a resiliência para o Sistema Integrado Nacional e traz benefícios para todo setor, desde a possibilidade de otimização de recursos por parte dos empreendedores até a redução de impacto sobre a tarifa do consumidor final ao evitar custos adicionais de ampliação da rede existente”, afirma o presidente da companhia.
Parque Híbrido
O novo parque Sol do Piauí está instalado em uma área de 107 mil hectares, conta com 112.080 módulos fotovoltaicos e funcionará no modelo associado. Neste sistema, as fontes solar e eólica geram a energia separadamente e compartilham a mesma subestação que conecta as plantas ao Sistema Interligado Nacional, prevendo menores investimentos com o uso de uma única rede de transmissão. A energia do projeto solar irá complementar a produção eólica cuja geração é mais intensa no período noturno devido a característica dos ventos na região.
Além de oferecer maior eficiência para operação, a complementaridade das fontes agrega segurança para o sistema nos períodos sazonais. Entre junho e setembro, a safra dos ventos promove a alta da captação da energia eólica, sobretudo no período noturno.
Nos meses seguintes, de novembro e abril, a geração solar é responsável por suportar o sistema no período diurno, quando ocorrem os picos de irradiação. Os módulos fotovoltaicos possuem controladores que calculam a posição do sol e posicionam os painéis de acordo como melhor ângulo de incidência dos raios solares para obter maior eficiência na geração da energia.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.