A Comissão Europeia lançou o primeiro leilão de hidrogênio verde, apoiado pelo European Hydrogen Bank.
Os produtores de hidrogênio renovável podem candidatar-se a apoio sob a forma de um prêmio fixo por quilograma de hidrogênio produzido. Isso deve diminuir a diferença entre o preço de produção e o preço que os consumidores estão dispostos a pagar em um mercado no qual a produção de hidrogênio não renovável ainda é mais barata.
Os proponentes têm até 08/02/24 para enviar suas propostas por meio do portal de licitações e financiamento da UE. As propostas devem se basear num prêmio de preço proposto por quilograma de hidrogênio renovável produzido, até um preço-limite de € 4,50/kg.
Os lances até esse limite, e que também atendam a outros requisitos de qualificação, serão categorizados do menor para o maior preço de lance e suportados nessa ordem, até que o orçamento do leilão seja esgotado.
Os projetos selecionados receberão o subsídio concedido, além da receita de mercado que gerarem com a venda de hidrogênio, por um período máximo de 10 anos. Uma vez que os projetos garantam seus acordos de subsídio, é necessário que a produção se inicie dentro de cinco anos.
A fim de manter um ambiente igualitário para todos os projetos, não é permitida a acumulação com outras formas de apoio dos estados-membros participantes. Os estados-membros podem, no entanto, financiar projetos que participaram no leilão, mas não foram escolhidos para apoio do Innovation Fund, recorrendo ao mecanismo de “leilão como serviço” do Hydrogen Bank, particularmente em casos de restrições orçamentais.
O leilão-piloto contribuirá para o plano REPowerEU de descarbonizar a meta da economia europeia de produzir internamente 10 milhões de toneladas de hidrogênio até 2030. A comissão lançará um segundo turno na primavera.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.