Estufa na Califórnia terá vidro solar de 82 kW

Share

Da pv magazine Global

A System USA, uma operadora de estufas, disse esta semana que recrutou a ClearVue para instalar vidro solar transparente em uma estufa na Califórnia. O vidro solar fornecerá aproximadamente 82 kW de eletricidade, com uma estimativa de 107.000 kWh por ano. Espera-se que o projeto reduza os custos operacionais anuais.

A ClearVue desenvolveu seu vidro laminado de painel único em parceria com a D2Solar.

A empresa utiliza tecnologia de nano e micropartículas para difundir, redistribuir e refletir internamente os elementos da luz que entram em direção às bordas de seu painel de vidro transparente, onde são coletados por módulos fotovoltaicos de silício monocristalino. Os módulos são colocados em um circuito projetado para coletar raios de energia de múltiplas direções.

O projeto da Califórnia baseia-se em projetos anteriores de estufa solar, incluindo a Estufa de P&D da Universidade Murdoch em Perth, Austrália, operacional desde 2021. Também há uma instalação de vidro solar no resort Sendai Ignis, no Japão, por meio da Tomita Technologies.

Na instalação de teste em Perth, a produção média diária de energia é de cerca de 1,6 kWh, gerada por cerca de 25 metros quadrados de janelas solares. A instalação produziu cerca de 500 kWh ao longo de um ano de operação de 2019 a 2020. A empresa disse que uma instalação de 1.000 metros quadrados poderia produzir cerca de 70 kWh por dia.

“As estufas têm sido parte integrante da nossa estratégia desde o primeiro dia, à medida que compreendemos a crescente necessidade global de soluções de energia renovável para a agricultura sustentável”, disse Martin Deil, CEO da ClearVue Technologies.

A tecnologia ClearVue PV utiliza uma camada intermediária ativada, imprensada entre dois ou três painéis de vidro, alguns dos quais apresentam filmes finos especializados e revestimento de baixa emissividade, permitindo a produção fotovoltaica sem comprometer a luz natural para as culturas abaixo e mantendo um alto índice de reprodução de cores (CRI) de até 99%. A tecnologia pode gerar até 32,5% de economia nos custos de energia em comparação com os tradicionais painéis de estufa de vidro único.

“O vidro ClearVue também tem potencial para agregar eficiência aos automóveis, transporte público, agricultura e dispositivos eletrônicos móveis”, afirmou a empresa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...