Às margens do Rio Pardo, que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo, uma fazenda no município de Guaíra (SP), escolheu a Evolve Energia Solar para a instalação de um sistema fotovoltaico de 37,26 KWp com 92 módulos fotovoltaicos que gera energia para bombear a água doce do rio e abastecer o pivô no cultivo da soja. Com a instalação do gerador solar, a economia mensal do produtor é de R$ 3 mil.
O pivô de irrigação é um sistema que permite ao agricultor irrigar suas terras de forma otimizada e aplicar, com precisão, a quantidade de água e fertilizantes necessários para cada cultura, diminuindo os custos operacionais e de mão de obra, o que otimiza os resultados na lavoura.
De acordo com diretor comercial da Evolve Energia Solar, Gabriel Ferrari, “apesar de atualmente a fazenda possuir plantação e soja e milho, apenas um dos pivôs é acionado por energia solar, aumentando ainda mais a economia na plantação de soja. Um sistema de recalque (equipamento que transporta líquidos de um local inferior até um ponto superior por meio de bombeamento) puxa a água direto do rio por 300 metros e o pivô fica dando voltas de forma programada na plantação”, explica o executivo.
De acordo com Ferrari, “na época em que instalamos o sistema, o agricultor não tinha recursos para implementar um sistema solar que gerasse energia para os dois pivôs, mas só o pivô do cultivo de soja já deu um retorno de R$ 3 mil reais e o retorno do investimento está previsto para três anos. Ou seja, logo ele poderá expandir o sistema e automatizar com energia solar o outro pivô e outros equipamentos. Estamos extremamente felizes por ajudar pequenos agricultores rurais a vivenciar o sonho de uma energia barata, sustentável e abundante, como a energia solar”.
A Evolve Energia Solar é uma integradora que atua há sete anos no setor solar e conta mais de mil projetos fotovoltaicos entregues. Com a matriz localizada na estância turística de Olímpia, município do noroeste paulista, conta com 30 colaboradores diretos e indiretos, e atua em todo o Brasil.
A geração solar pode ser utilizada em diversas aplicações no agronegócio. E os produtores rurais, que têm acesso a linhas de financiamento incentivado, terão um incentivo a mais para investir em geração própria de energia, com o fim de descontos tarifários a partir de 2024.
Confira os artigos do especial Solar no Agronegócio:
- UFSC testará projeto agrovoltaico de 100 kW com painéis BYD
-
Município de Alagoas será atendido por usinas solares de pequenos produtores rurais
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.