Absolar nomeia Lucas Mota para coordenação estadual no Espírito Santo

Share

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) acaba de nomear o empresário Lucas Mota, CEO da ME Energia, como o novo coordenador estadual da entidade no Espírito Santo. O executivo assume com a missão de ampliar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas, programas e incentivos na área de energia solar, incluindo tecnologias sinérgicas de armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde.

A proposta com o novo coordenador é também promover o crescimento econômico e sustentável no estado a partir da expansão da fonte solar no território capixaba. Segundo dados da Absolar, o Espírito Santo possui mais de 42 mil conexões operacionais de com tecnologia fotovoltaica em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por todos os 78 municípios do estado.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Espírito Santo a atração de cerca de R$ 2,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 15,7 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 613 milhões aos cofres públicos.

Conforme mapeamento da entidade, os capixabas estão entre os quinze estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar para a geração própria. O estado possui 525,7 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Para Lucas Mota, o estado possui um enorme potencial de desenvolvimento social, econômico e ambiental a partir da fonte solar e tecnologias sinérgicas. “Com a implementação de boas políticas públicas e incentivos, o Espírito Santo pode, em pouco tempo, assumir posição cada vez maior de liderança no País, com mais geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

A Absolar possui, ao todo, 12 representantes estaduais no país, no Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo o presidente executivo da associação, Rodrigo Sauaia, a entrada de Lucas Mota na coordenação estadual no Espírito Santo é motivo de grande satisfação e representa um importante avanço nos trabalhos que já desenvolvidos na região pela entidade.

“Por ser um profissional de grande experiência no setor, Lucas Mota trará toda a sua expertise para ampliar o relacionamento local e a articulação com as autoridades e empreendedores da região”, diz Sauaia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...